Oportunidade

A rua na pista: Porto Alegre ganha espaço dedicado ao esporte e aos encontros

Conversamos com o arquiteto e urbanista e skatista Fred Cheuiche sobre o Skate Park da Orla do Guaíba. Confira!

Foto: Giulian Serafim/PMPA

A maior pista de skate da América Latina fica em Porto Alegre (RS). A mega pista da Orla do Guaíba, como é chamada, une elementos portuários e náuticos – correntes de navio, âncora e rampa em forma de submarino – a releituras de pontos turísticos do skate portoalegrense.

O corrimão da Câmara Municipal, no Centro Histórico, os bancos do calçadão de Ipanema, na Zona Sul, e a ponte em curva da Praça Itália, em frente ao Parque Marinha do Brasil, ganharam representações na pista. Localizado no trecho 3 da Orla do Guaíba, o skate park foi aberto à população em 23 de outubro.

Fotos: Anselmo Cunha/Agência RBS

Fred Cheuiche, arquiteto e urbanista da Spot Skateparks, responsável pelo projeto em parceria com a Rio Ramp Design, atua há 17 anos na área da arquitetura e do skate. Ele comenta que pistas mal executadas acabam se tornando lugares abandonados. “O skate agora é modalidade olímpica e isso faz com que o poder público tenha um olhar mais crítico e responsável para construir equipamentos realmente adequados à prática”, destaca.

Fotos: Giulian Serafim/PMPA

A modalidade street, como exemplo, tem sua identidade associada à rua. O mobiliário urbano da pista traz o skatista para dentro dela, proporcionando segurança e criando um espaço contemporâneo, dedicado ao esporte, ao lazer e à convivência na capital gaúcha. Por meio das redes sociais, a pista está constantemente gerando conteúdo. O que já é “mega” fica ainda maior e ganha o reconhecimento de pessoas do mundo do skate e de fora dele também.

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Quando o escritório iniciou suas atividades, não havia empresa semelhante no mercado e o skate era um esporte estigmatizado, associado à violência, à depredação e ao consumo de drogas. Romper com essa imagem, fomentar a prática segura do esporte e incentivar a construção de pistas apropriadas eram objetivos da Spot Skateparks, que nos últimos anos projetou e executou dezenas de pistas no Rio Grande do Sul e no Brasil, em eventos, espaços públicos e ambientes privados.

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

A área total da mega pista abrange 6.268 metros quadrados e a construção recebeu 940,20 metros cúbicos de concreto e 19,50 toneladas de aço*. O Complexo de Skate conta com cinco formatos: três verticais (Bowl, Flow Park e Snake Run) e dois da modalidade street (Plaza e Flow). A maior pista de skate da América Latina, além de gaúcha, é também uma das maiores do mundo!

Confira o vídeo produzido pelo CAU Brasil para o Dia do Arquiteto e Urbanista 2021 com imagens da obra finalizada em Porto Alegre:

 *Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

 

2 respostas

  1. Não pratico skate, mas usei fui na orla para acompanhar um tornei de beach tennis, fiquei impressionada com a beleza do local, apenas torço que preservem.
    Parabéns a prefeitura e aos arquitetos e Urbanistas que projetaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo