Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » A rua na pista: Porto Alegre ganha espaço dedicado ao esporte e aos encontros

A rua na pista: Porto Alegre ganha espaço dedicado ao esporte e aos encontros

Print Friendly, PDF & Email

Conversamos com o arquiteto e urbanista e skatista Fred Cheuiche sobre o Skate Park da Orla do Guaíba. Confira!

Foto: Giulian Serafim/PMPA

A maior pista de skate da América Latina fica em Porto Alegre (RS). A mega pista da Orla do Guaíba, como é chamada, une elementos portuários e náuticos – correntes de navio, âncora e rampa em forma de submarino – a releituras de pontos turísticos do skate portoalegrense.

O corrimão da Câmara Municipal, no Centro Histórico, os bancos do calçadão de Ipanema, na Zona Sul, e a ponte em curva da Praça Itália, em frente ao Parque Marinha do Brasil, ganharam representações na pista. Localizado no trecho 3 da Orla do Guaíba, o skate park foi aberto à população em 23 de outubro.

Fotos: Anselmo Cunha/Agência RBS

Fred Cheuiche, arquiteto e urbanista da Spot Skateparks, responsável pelo projeto em parceria com a Rio Ramp Design, atua há 17 anos na área da arquitetura e do skate. Ele comenta que pistas mal executadas acabam se tornando lugares abandonados. “O skate agora é modalidade olímpica e isso faz com que o poder público tenha um olhar mais crítico e responsável para construir equipamentos realmente adequados à prática”, destaca.

Fotos: Giulian Serafim/PMPA

A modalidade street, como exemplo, tem sua identidade associada à rua. O mobiliário urbano da pista traz o skatista para dentro dela, proporcionando segurança e criando um espaço contemporâneo, dedicado ao esporte, ao lazer e à convivência na capital gaúcha. Por meio das redes sociais, a pista está constantemente gerando conteúdo. O que já é “mega” fica ainda maior e ganha o reconhecimento de pessoas do mundo do skate e de fora dele também.

Foto: Giulian Serafim/PMPA

Quando o escritório iniciou suas atividades, não havia empresa semelhante no mercado e o skate era um esporte estigmatizado, associado à violência, à depredação e ao consumo de drogas. Romper com essa imagem, fomentar a prática segura do esporte e incentivar a construção de pistas apropriadas eram objetivos da Spot Skateparks, que nos últimos anos projetou e executou dezenas de pistas no Rio Grande do Sul e no Brasil, em eventos, espaços públicos e ambientes privados.

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

A área total da mega pista abrange 6.268 metros quadrados e a construção recebeu 940,20 metros cúbicos de concreto e 19,50 toneladas de aço*. O Complexo de Skate conta com cinco formatos: três verticais (Bowl, Flow Park e Snake Run) e dois da modalidade street (Plaza e Flow). A maior pista de skate da América Latina, além de gaúcha, é também uma das maiores do mundo!

Confira o vídeo produzido pelo CAU Brasil para o Dia do Arquiteto e Urbanista 2021 com imagens da obra finalizada em Porto Alegre:

 *Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

 

  • Pin It


2 Responses to A rua na pista: Porto Alegre ganha espaço dedicado ao esporte e aos encontros

  1. ALEXANDRE NOAL DOS SANTOS

    Show!

  2. Maria Isabel Dal Ross

    Não pratico skate, mas usei fui na orla para acompanhar um tornei de beach tennis, fiquei impressionada com a beleza do local, apenas torço que preservem.
    Parabéns a prefeitura e aos arquitetos e Urbanistas que projetaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*