Sem categoria

A participação de arquitetos e urbanistas na política

Entre os eleitos para prefeituras e câmaras de vereadores em todo o país, 49 são formados em Arquitetura e Urbanismo.

Mesmo em um ano fortemente marcado pelas restrições da pandemia, as eleições municipais de 2020 mobilizaram brasileiros de Norte a Sul na escolha de um representante para a gestão de suas cidades.

Entre os prefeitos e vereadores eleitos para a gestão que começará em 2021, 49 possuem formação em Arquitetura e Urbanismo: 7 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 33 vereadores. No Rio Grande do Sul, quatro vereadores arquitetos e urbanistas foram eleitos nas respectivas cidades: Eldorado do Sul, Guaporé, Três Cachoeiras e Boa Vista do Buricá. 

Mas o que isso significa? Qual a importância da participação de arquitetos e urbanistas na política? De que forma profissionais dessa área podem contribuir para uma gestão mais qualificada da vida nas cidades?

“O pouco interesse dos arquitetos e urbanistas pela política partidária e pela participação em eleições resulta na baixíssima presença de nossos profissionais entre os prefeitos e vereadores recém-eleitos. Essa ausência prejudica a interlocução do CAU e das entidades profissionais que buscam levar as demandas e propostas da categoria para as instituições públicas, principalmente nas prefeituras, que têm responsabilidade direta sobre os temas do planejamento, mobilidade, habitação, patrimônio, entre outros de nossas atribuições, além da defesa do projeto técnico bem elaborado como garantia de uma obra pública de qualidade. Assim mesmo, temos notado o aumento na organização e mobilização das entidades em todo o Estado e também na contratação de de arquitetos e urbanistas como servidores municipais, ambos fatores que têm reforçado a presença dos profissionais junto às administrações públicas”, afirma o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva.

No Estado de São Paulo, 13 arquitetos e urbanistas farão parte da próxima gestão das cidades, sendo seis vereadores, quatro prefeitos e três vice-prefeitos. No Rio de Janeiro, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula, uma das convidadas do 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos, está entre os três vereadores eleitos formados na área. 

“Entendo que as pessoas com formação em Arquitetura e Urbanismo que se dispõem a uma candidatura desta envergadura têm muito a contribuir para as melhorias de nossas cidades. Tais profissionais vêm com uma bagagem de conhecimento que os permite administrar questões pontuais ou no detalhe, assim como questões amplas, abrangendo o planejamento e os sistemas que integram um conglomerado urbano”, declara o Conselheiro Federal eleito pelo CAU/RS, Ednezer Rodrigues Flores.

 

Fonte: TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo