Sem categoria

5 temas fundamentais para fazer arquitetura e urbanismo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo tem levantado, nos últimos meses, tópicos relevantes para o exercício de seus profissionais e apresentados em reportagens especiais. Neste post, um compilado com os assuntos mais interessantes para a reflexão. Confira:

Cidades mais verdes: projetos buscam preservar a flora dos centros urbanos

O verde na paisagem urbana relembra a importância de uma relação mais equilibrada das pessoas com o meio ambiente. Uma árvore na cidade, muitas vezes, é capaz de unir a vizinhança: quem nunca parou para colher uma frutinha madura na calçada? Há inúmeras iniciativas que fazem um manifesto em favor da natureza no meio urbano. Leia mais.

Empreendedorismo: negócios inspirados pela arquitetura

A última pesquisa Global Enterpreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae no Brasil, referente ao ano de 2015, aponta que quase 40% dos brasileiros adultos têm uma empresa ou estão envolvidos na criação de uma. Porém, estas iniciativas são muito mais antigas em outras áreas da indústria do que no meio arquitetônico. Buscamos conhecer iniciativas de arquitetos e urbanistas gaúchos neste sentido. Leia mais.

Exclusiva: uma conversa com Jan Gehl

Jan Gehl, ícone do urbanismo, nos anos 60, deu início a um movimento de “cidades para pessoas” em sua terra natal que se propaga e transforma lugares mundo afora. Em sua vinda a Porto Alegre, ele concedeu entrevista exclusiva ao CAU/RS. Leia mais.

População que envelhece: cidades brasileiras preparam-se para um novo momento da pirâmide etária

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, entre os anos de 2000 e 2050, a proporção da população mundial com mais de 60 anos passará de 11% para 22%, chegando a 2 bilhões de pessoas no total.  O Brasil, por sua vez, chegará a 60 milhões contra os 21 milhões de idosos de hoje. Além disso, cada vez mais pessoas viverão em cidades. Como estamos nos preparando para isso? Leia mais.

Cidade acessível para todos

O acesso à cidade, assim como outros serviços básicos – transportes, habitação, energia e saneamento -, é indicativo de qualidade de vida. Contudo, para atender às necessidades e demandas de uma população crescente, as cidades precisam de capacitação técnica. Nem todos possuem acesso pleno à cidade. Por questões de deficiência e mobilidade reduzida ou por falta de infraestrutura. As barreiras podem ser inúmeras, inclusive arquitetônicas e urbanas. Leia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo