Entidades

3º Fórum das Entidades traz lançamento do Prêmio CAU/RS e apresenta calendário para 2020

Os dias que antecederam o 21º CBA reservaram algumas atividades realizadas pelo CAU/BR e também pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Entre elas, a terceira edição do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas, que debateu os desafios e perspectivas para 2020. Na ocasião, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, realizou o lançamento do Prêmio CAU/RS. A primeira etapa da premiação envolve a indicação de projetos, e será feita por Conselheiros do CAU/RS, presidentes das entidades que compõem o Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS (CEAU-CAU/RS) e representantes do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul.

Na sequência, houve a apresentação e troca de boas práticas entre as entidades, as quais representavam diferentes municípios do estado: Santa Maria, Erechim, Rio Grande, Santa Cruz, Uruguaiana, Livramento, entre outras. Antes de encerrar, foi apresentado o Edital de Apoio do Fórum, o qual será lançado em 2020 e cujo foco serão as ações realizadas pelas associações instaladas em todas as regiões gaúchas.

O objetivo do edital é fortalecer essas entidades, bem como retomar o protagonismo dos arquitetos e urbanistas e ampliar a atuação e participação regional do Conselho. Ao término do evento, foi apresentado o calendário de datas e eventos para 2020, encerrando com a eleição do novo representante do Fórum no CEAU. O eleito foi a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF). “É interessante trazermos nossa visão para o Colegiado. Nossa expetativa é muito boa, já que estaremos no centro de onde se debate a nossa profissão”, afirmou Mariane Bressan, arquiteta e urbanista da AEAPF.

Sobre o Fórum

O Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul tem por objetivo reunir todas as entidades que congregam arquitetos e urbanistas no Estado. Criar um espaço que congregasse entidades locais, setoriais, mistas e núcleos de arquitetos e urbanistas gaúchos era uma demanda profissional antiga e uma das prioridades da atual gestão do CAU/RS.

“Sabemos os arquitetos e urbanistas se organizam de diferentes formas, e da dificuldade que é manter uma entidade. Por isso, todos os aqui presentes estão de parabéns”, apontou o vice-presidente do CAU/RS, Rui Mineiro.  Em abril e agosto deste ano foram realizadas as duas primeiras edições do Fórum, respectivamente. O CEAU se reúne quinzenalmente na sede do Conselho e conta com a participação das entidades estaduais exclusivas de Arquitetos e Urbanistas: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) e Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS).

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Declaração do Rio: dos Softwares Livres para Arquitetura e Urbanismo

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023-2025

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado

Pular para o conteúdo