Eventos

Vai começar: 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos

Após 50 anos, o CBA é realizado em Porto Alegre pela terceira vez.

Até o próximo sábado (12/10), o Centro Histórico da capital gaúcha será o principal polo da Arquitetura e Urbanismo no país, por onde devem passar cerca de 3 mil profissionais e estudantes da área. Com uma vasta programação cultural, o tema central do 21º CBA, que começa nesta quarta-feira (09/10), é “Espaço e Democracia”. A ideia é falar sobre espaço e democracia na prática, promovendo vivências nos espaços públicos, prédios históricos, praças e parques. Não à toa, a programação está distribuída em diversos locais do Centro Histórico de Porto Alegre: Casa de Cultura Mario Quintana, Memorial do Rio Grande do Sul, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, Praça da Alfândega, Multipalco Theatro São Pedro, entre outros.

Por que participar do 21º CBA?

Dois grandes debates compõem a programação do Congresso: “Direito à Cidade” e “Direito à Moradia”, com convidados mais do que especiais. Carlos Vainer e Rita Velloso falam sobre o direito à cidade e Cláudio Acioly Jr., Betânia Alfonsin, Bete França e Nabil Bonduki sobre o direito à moradia.

O olhar voltado para a cidade também e não poderia ficar de fora. Por isso, estão previstas Sessões Temáticas com ênfase em “Mobilidade”, “Arquitetura e Segurança Pública” e “Espaço público e o desenho urbano democrático”.

A abertura oficial do evento ocorrerá amanhã, às 19h, no Auditório Araújo Vianna, com apresentação da Orquestra Villa Lobos (entrada franca). A palestra inaugural fica por conta da arquiteta e urbanista Ermínia Maricato. Ela foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo (1989-1992) e Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005).

Não fique de fora deste grande evento! Inscreva-se agora mesmo: https://www.21cba.com.br/

2 respostas

  1. Bom dia,
    É minha impressão de que um encontro nacional deveria ser realizado na região Sudeste ou em Brasilia, democratizando as distancias. Sugiro que vocês façam uma pesquisa, de modo a apurar a origem, o local onde o profissional efetivamente exerce a profissão. Daí pode surgir um dado útil para a seleção do local e das estratégias para os próximos Congressos.

    1. Bom dia, Sérgio! A proposta do Congresso é mesmo descentralizar e proporcionar que as diversas regiões do país recebam o evento. Foi a terceira vez que o CBA foi realizado em Porto Alegre, a primeira em 50 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo