Eventos

Seminário internacional debate Gestão Inovadora de Bairros Históricos em São Paulo

Estão abertas as pré-inscrições para o Seminário Internacional “Gestão Inovadora de Bairros Históricos – Fábrica de Restauro” que acontecerá em São Paulo nos dias 10 e 11 de setembro. A iniciativa é do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em parceria com o CAU/SP e a Universidade Presbiteriana Mackenzie e apoio do IAB SP.

PRÉ-INSCRIÇÃO

Clique aqui para realizar sua pré-inscrição.

OBJETIVO

O objetivo do evento é buscar de novas alternativas de trabalho para jovens arquitetos e urbanistas no campo da preservação da memória de forma inclusiva a partir da soma de experiências nacionais e internacionais na área.

“Uma gestão inovadora e participativa se faz necessária nas cidades brasileiras principalmente no que tange às pré-existências se articulando ao projeto da contemporaneidade”, afirma a arquiteta e urbanista Nadia Somekh, coordenadora adjunta da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR.

Festa de Nossa Senhora de Achiropita. Foto: Museu Memória do Bixiga

PALESTRANTES

  • ALAIN LIPIETZ, do Centre Pour la Recherche Économique et ses Applications – Centro para a Pesquisa Econômica e suas Aplicações (CEPREMAP);
  • BARBARA LIPITEZ, do Bartlett Development Planning Unit – Unidade de Planejamento e Desenvolvimento de Bartlett (DPU), da University College London (UCL);
  • EDESIO FERNANDES, do Bartlett Development Planning Unit – Unidade de Planejamento e Desenvolvimento de Bartlett (DPU), da University College London (UCL);
  • HENRY RUSSELL,  da Reading University e Heritage;
  • KATE DICSON, do Heritage Trust Network – Rede de Financiamento do Patrimônio;
  • MICHAEL BALL, da Reading University.

FÁBRICA DE RESTAURO

O evento deve proporcionar a instalação de uma Fábrica de Restauro, sob responsabilidade da Universidade Mackenzie, experimentalmente formulada para o bairro tombado do Bixiga. A ideia é promover uma mobilização social que permita construir coletivamente a recuperação física e social do bairro, sem perspectivas de gentrificação.

“Será isto possível? Será possível, também, abrigar em bairros tombados ou em conjuntos urbanos históricos projetos contemporâneos compatíveis com o tecido histórico e construídos com a população moradora? É o que vamos discutir”, diz a arquiteta.

Casinhas da Rua Conselheiro Carrão. Foto: SESC-SP

O seminário faz parte das ações rumo ao UIA2020RIO e também objetiva capacitar lideranças nas entidades que compõe o CEAU (Colegiado das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas) para promover ações criativas de trabalho para arquitetos na preservação da memória das cidades brasileiras.

Mais informações no site do CAU/BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo