Eventos

Seminário debate novos rumos para as cidades e revisão dos planos diretores

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) promove o Seminário “Novos rumos para as cidades: reflexões necessárias para a revisão dos Planos Diretores”. O evento acontece no Auditório Mondercil Paulo de Moraes (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80), em Porto Alegre, e é aberto ao público com entrada franca. Inscrições devem ser realizadas no site do MPRS: http://migre.me/wDjTb.

“A ideia do Seminário promovido pelo Ministério Público é compartilhar experiências para adequar os planos diretores e alertar para os riscos que existem ao afrontar o Estatuto da Cidade, ou seja, contribuir com a sociedade, para que ela tenha uma cidade melhor e, consequentemente, uma qualidade de vida melhor”, explicou o arquiteto e urbanista André Huyer, doutor em Planejamento Urbano e Regional e assessor do MPRS.

A atividade educacional visa capacitar gestores, técnicos e parlamentares municipais para a revisão de seus planos diretores. O objetivo é oferecer subsídios para qualificar o planejamento urbano dos municípios gaúchos e afinar a atuação dos membros do Ministério Público junto às administrações municipais. “Quando o Estatuto da Cidade não é atendido, podem ocorrer conflitos como ruídos, sombras em edificações, problemas de mobilidade, saneamento precário, entre outros. O Estatuto da Cidade é uma lei federal que atende a política urbana. Os planos diretores deveriam estar harmonizados com o Estatuto, porém eles não o atendem por completo”, salienta Huyer.

A programação apresenta uma rica diversidade e abordagem de temas, que passam por sustentabilidade e visão integrada da cidade no século XXI, a importância do plano diretor no direito à cidade, tendências que afrontam o Estatuto da Cidade, a nova agenda urbana do HABITAT III, preservação do patrimônio histórico-cultural, instrumentos de financiamento da política urbana, desenvolvimento metropolitano, entre outros. Clique aqui para acessar a programação completa.

O seminário tem o apoio do CAU/RS, IAB RS, CREA-RS, OAB-RS, UFRGS, TCE, FMP, FAMURS e METROPLAN.

3 respostas

  1. Grande evento mas coincide na mesma data do curso que será ministrado pelo SEBRAE para arquitetos em Caxias do Sul . Que pena .

    1. Boa tarde, Carla! Uma pena mesmo. Como são diferentes organizações, não temos como conciliar essa agenda. Mas ficamos felizes em saber que está acompanhando os eventos que o CAU/RS apoia e participa. Obrigada pelo contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo