Eventos

FNA estimula crianças a redesenharem a cidade na Feira do Livro de Porto Alegre

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) participará da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre com o projeto “Redesenhando a cidade”. Na terça-feira, dia 15 de novembro, crianças serão convidadas a repensar a cidade com desenho e pintura no estande do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. Elas receberão pranchetas e terão a missão de revisar as paisagens locais. O resultado da atividade será exposto no estante e nos canais da federação. Além disso, projetos já desenvolvidos pela entidade também serão apresentados durante o dia como o e-book Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e os vídeos da campanha Arquitetos e Urbanistas em Ação. As atividades estão programadas para acontecer das 12h30min às 21h. No intervalo, das 16h às 17h, haverá o bate-papo “Muito além do que se viu” promovido pelo CAU/RS no estante.

Conforme o vice-presidente da FNA, Cicero Alvarez, a participação das crianças deve contribuir para despertar nelas a percepção do local em que vivem. “Cada vez mais as pessoas vivem na cidade e não prestam atenção no que as rodeiam. O ato de desenhar faz com que as pessoas, especialmente as crianças, observem o que as cerca e pode possibilitar uma consciência maior do cidadão na preservação da cidade e na importância de acompanhar as mudanças do ambiente urbano”, afirma. “O desenho, pela necessidade de observação tanto do objeto quanto do próprio trabalho realizado, dá esse tempo maior e cria essa conexão, que é diferente, e geralmente mais profunda, que a conexão que ocorre em fotografias e filmagens amadoras”.

Desenho da Manuela, de 9 anos, inspirada nos postais encontrados no estande do CAU/RS.

O e-book Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi lançado pela FNA com o objetivo de auxiliar no dia a dia dos arquitetos e urbanistas, além de contribuir para a valorização profissional. Por meio de linguagem interativa, a ferramenta busca simplificar o uso das tabelas de honorários desenvolvidas pelo Colegiado Permanente das Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). O acesso é gratuito e pode se feito através do link: http://www.fna.org.br/e-book/#/slide1.

A campanha Arquitetos e Urbanistas em Ação é formada por uma série de vídeos animados e elucidativos sobre diversos temas que buscam nortear a atuação da federação e dos sindicatos nos estados. O objetivo da campanha é o fortalecimento dos sindicatos e da categoria para garantir a valorização da carreira, melhor remuneração e direitos.

A 62ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 28 de outubro a 15 de novembro e tem como patrona a escritora porto-alegrense Cintia Moscovich. Entre as novidades desta edição está a TV Feira do Livro, canal de TV transmitido pela internet que desenvolve conteúdos com conexões multiculturais entre literatura, artes e sociedade. O horário de funcionamento da Feira é de domingo a sexta-feira, das 12h30 às 21h, e aos sábados, das 10h30 às 21h. O estande do CAU/RS está localizado à frente do Monumento ao General Osório.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo