Oportunidade

CREA-RS participa de primeira Plenária do ano do CAU/RS e Conselhos reforçam parcerias

Nesta sexta-feira (25/01) pela manhã, ocorreu a primeira plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) em 2019. Além dos conselheiros estaduais e federal, da assessoria técnica e da Presidência, formada pelos arquitetos e urbanistas Tiago Holzmann da Silva e Rui Mineiro como presidente e vice, respectivamente, também participaram a nova presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), engenheira civil Alice Helena Coelho Scholl, e o vice, engenheiro agrônomo Gustavo André Lange. A participação de representantes do CREA-RS reforça a parceria que tem sido construída entre os Conselhos Profissionais nos últimos anos após a saída dos profissionais do CAU do sistema CREA/CONFEA.

Rui Mineiro, Alice Helena Coelho Scholl, Tiago Holzmann da Silva, Gustavo André Lange e Ednezer Flores (Conselheiro Federal eleito pelo CAU/RS): firmando ações conjuntas. Foto: CAU/RS

O presidente do CAU/RS destacou as iniciativas realizadas com o CREA-RS nas áreas de fiscalização, licitações e contratos ao longo do último ano. “Temos que reforçar essa parceria. A fiscalização do CAU/RS e do CREA-RS já atuam em conjunto. Recentemente, os dois Conselhos Profissionais fiscalizaram as obras da nova sede da Fecomércio, fruto de concurso público, que agora está chegando em seu resultado final com uma obra de alta qualidade”, afirmou Tiago Holzmann da Silva.

Os representantes dos Conselhos reforçaram a importância da ampliação dessas relações trazendo como por exemplo o combate ao uso indiscriminado do pregão em licitações de obras públicas, uma ação pioneira e de muito sucesso no Rio Grande do Sul. Dezenas de editais já foram impugnados resguardando o direito dos profissionais, e da própria sociedade, de terem seus serviços contratados de forma adequada. “Estamos obtendo muito sucesso na impugnação desses pregões, que afetam diretamente a qualidade do trabalho dos profissionais. Agora, outros estados começaram a investir nesse tipo de ação”, comentou o presidente do CAU/RS. A iniciativa rendeu, inclusive, um Manifesto pela Qualidade nas Licitações Públicas por Critérios Técnicos: não ao pregão.

“Essas parcerias são fantásticas. Tudo o que vem para colaborar, pela segurança da sociedade e do profissional, eu acho perfeito. As nossas fiscalizações continuam e a nossa luta contra o pregão também. A comunidade como um todo desconhece a gravidade dessa situação. É um assunto que a gente tem que levantar a bandeira e ir para a mídia para que as pessoas saibam da nossa preocupação”, reforçou a presidente do CREA-RS, Alice Helena Coelho Scholl.

Em março será inaugurado o primeiro Escritório Regional do CAU/RS. A cidade escolhida foi Santa Maria. Na sequência, será a vez de Pelotas, Caxias do Sul e Passo Fundo. Com isso, o Conselho estará ainda mais próximo e atuante, firmando parcerias no interior do estado com representações do CREA-RS e com entidades, exclusivas e mistas, de arquitetos e urbanistas.

CAU/RS e CREA-RS unem esforços na fiscalização da nova sede da Fecomércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo