Sem categoria

Conselheiro do CAU/RS participa de projeto que melhora o ambiente hospitalar a partir do desenho

Foto: Bruno Todeschini/PUCRS Saúde

O desenho é a primeira linguagem das crianças, antes mesmo da fala. Por meio de imagens, é possível reconhecer alguns dos sentimentos infantis. Desde 2015, uma parceria entre o Serviço de Pastoral e Solidariedade do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e a Escola Politécnica da Universidade promove o Projeto Clube do Desenho.

Acompanhados de muito papel e lápis de cor, cerca de 10 voluntários dedicam, semanalmente, duas horas do seu dia para desenhar junto com as crianças que se encontram internadas na Instituição, frequentando leitos e os ambulatórios do 2º e 3º andares, ou circulando pela Sala de Recreação.

O projeto é acompanhado pelo professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e conselheiro do CAU/RS, Paulo Ricardo Bregatto (foto), que viu no voluntariado um novo aprendizado. “Cada vez que me encontro com elas eu ganho mais do que recebo. Esses encontros servem para redefinir nossa visão de mundo, nossas prioridades”, afirma o professor.

Estudos mostram que desenhar é uma importante forma de expressão do público infantil. Segundo a equipe de voluntários, as imagens retratam o ambiente familiar dos participantes, suas vivências, sonhos. No caso dos pacientes internados, existe um destaque especial para cenários externos, de sol e flores.

*Fonte: PUCRS Saúde – Revista do Hospital São Lucas da PUCRS
MAIS SOBRE: desenho

2 respostas

  1. Parabéns pela iniciativa, do CAURS, e principalmente ao Prof. BREGATTO, o qual foi muito importante para minha formação.
    APROVEITANDO QUE ME COLOCO A DISPOSIÇÃO PARA PARTICIPAR DESTE TRABALHO!
    Espero a convocação.

    ABRAÇO

  2. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto. Belíssima iniciativa, podem contar comigo. abraços especial ao professor Bregatto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo