Concursos

Lançado concurso de arquitetura para o Memorial às Vitimas da Kiss

Foto: Deise Fachin/Prefeitura Municipal de Santa Maria

No dia 27 de janeiro de 2018 – data que marcou os 5 anos da maior tragédia da história recente do Brasil, que matou 242 pessoas e deixou 600 feridos em Santa Maria – foram abertas as inscrições para o concurso público nacional de arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss.

O edital já está publicado no site do concurso e prevê inscrições até 19 de março; entrega dos produtos da proposta até 02 de abril; e divulgação dos resultados no dia 10 do mesmo mês. As propostas deverão respeitar o custo estimado de 3 milhões de reais para a execução da obra.

Serão cinco vencedores, com prêmios que variam de 25 a 3 mil reais. O primeiro colocado e sua equipe serão contratados para o desenvolvimento dos Projetos Executivos de Arquitetura, Paisagismo e Complementares para o Memorial às Vítimas da Kiss.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e coordenador do concurso, Tiago Holzmann da Silva, destacou no evento de lançamento que este é o primeiro concurso do Brasil totalmente financiado pela comunidade. A campanha de arrecadação iniciou em agosto do ano passado e atingiu mais de 250 mil reais.

“Esperamos que o Memorial seja um espaço de memória, respeito e acolhimento. A realização do concurso permite que seja escolhida a melhor proposta, sempre obedecendo a critérios técnicos, mas que também atenda aos anseios dos pais, familiares e sobreviventes e que sintetize o desejo a comunidade de Santa Maria. Para julgar os projetos, teremos a avaliação técnica de uma Comissão Julgadora formada por cinco membros, todos arquitetos, mas também de uma Comissão de Classificação, composta por cinco familiares de vítimas e seis representantes da sociedade civil”, explicou.

O concurso é uma promoção da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Conheça a Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora é constituída por cinco membros titulares e dois suplentes, todos arquitetos e urbanistas de atuação profissional relevante e qualidade técnica amplamente reconhecida, aprovados por consenso pela Comissão Deliberativa, sendo:

  • Mariano Martin Orlando (ARG)
  • Cêça Guimarães (RJ)
  • João Diniz (MG)
  • Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS)
  • Estevan Barin (RS)
  • Suplentes: Ana Paula Nogueira e Luis Guilherme Aita Pippi
*Com informações de Diário de Santa Maria e Prefeitura Municipal de Santa Maria

2 respostas

  1. Prezados, no site do concurso faltam várias informações relevantes e dados técnicos. O edital faz menção a 13 anexos e o site não contempla. Na foto dita como “do entorno”aparece uma única foto da fachada da boate. Não há como enviar email à coordenação do concurso, o mesmo não abre a opção.
    Aguardamos mais informações.
    obrigada

    1. Patricia, como não é o CAU/RS que está organizando o concurso (somos apoiadores), pedimos que entre em contato com a organização pelo e-mail oficial: concursomemorial@iabrs.org.br
      Muito obrigada pelo contato e interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Ação do CAU/RS garante participação de arquitetos e urbanistas em concurso

IAB RS divulga vencedores do concurso Lago Joaquina Rita Bier

2º Edição Concurso de Fotografia CAU/RS: conheça os vencedores

Pular para o conteúdo