Eventos

Cidade e Segurança em debate no Dia do Urbanismo

iabrs

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) preparou um debate para o Dia do Urbanismo com foco na “Segurança e Cidade”. Na quarta-feira, dia 9 de novembro, a entidade realiza o evento gratuito com participação de especialistas, a partir das 19h30, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, na Rua Sarmento Leite nº 320, no Centro de Porto Alegre.

Eduardo Nascimento Cruz, especialista em Segurança Pública, coordenador de projetos em Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro e Conselheiro da Delegação Brasileira na última Assembleia Geral das Nações Unidas sobre drogas falará sobre o impacto dos territórios abandonados pelo Estado na segurança pública, ações de redução da violência e da relação de drogas e criminalidade.

O professor da Ulbra Torres Efreu Brignol Quintana apresentará sua linha de pesquisa da dissertação de mestrado sobre Sistemas Configuracionais Urbanos, que aborda a questão dos condomínios horizontais e seu impacto na estrutura do espaço urbano, como o caso de Xangri-lá, no litoral norte.

Marcelli Cipriani, bacharela em Direito pela PUCRS e integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Segurança e Administração da Justiça Penal (GPESC – PUCRS), e do Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Feminismos (GP-GSFem – UNILASSALE) também participa do debate. Ela falará sobre espaços segregados e seus habitantes e sobre os “guetos voluntários”, que têm como objetivo principal impedir a entrada de intrusos, já que os de dentro podem, dele, sair à vontade.

A mediação será do arquiteto e urbanista, Rafael Passos, vice-presidente do IAB RS. A ideia do debate é fazer uma reflexão também sobre Porto Alegre, que nos últimos tempos tem sido categorizada como uma das cidades mais inseguras do país. Surpreendentemente a população não consegue compreender quais as razões que levaram a capital do Rio Grande do Sul a receber esta qualificação tão desprezível. Algumas questões serão levantadas no evento como: Será que o desenho da cidade e os regramentos para a edificação e o parcelamento do solo tem a ver com isto? Será que questões culturais e comportamentais da sociedade porto alegrense interferem nesta questão?

Agende-se!

  • O quê? Debate no Dia do Urbanismo sobre Segurança e Cidade
  • Quando? 09/11/2016, quarta-feira, às 19h30
  • Onde? Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Rua Sarmento Leite, 320 – Centro – Porto Alegre/RS)
  • Quanto? Entrada franca
  • Informações: (51) 3212-2552 ou iabrs@iabrs.org.br
MAIS SOBRE: IAB RS Urbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo