Fiscalização

CAU/RS e CREA-RS unem esforços na fiscalização da nova sede da Fecomércio

Edifício administrativo terá cerca de 37 mil metros quadrados e foi fruto de concurso público realizado pelo IAB RS

Projeto Fecomércio, Sesc e Senac do Rio Grande do Sul. Imagem: Estúdio 41

Na última terça-feira (22/01), a equipe de fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) fez um trabalho conjunto com a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) na obra da nova sede da Fecomércio, Sesc e Senac do Rio Grande do Sul. Estavam presentes o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, a Gerente de Fiscalização Marina Leivas Proto, o fiscal Cássio Lorensini e os fiscais do CREA-RS Fernanda Delavi e Pedro Ost, que foram guiados na obra pelo arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, Eron Costin.

O projeto do Estúdio 41 foi o vencedor do concurso nacional de arquitetura realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) em 2011, onde foram apresentados 34 projetos. O escritório de Curitiba (PR) já tem um extenso currículo de participações e prêmios em concursos de Arquitetura e Urbanismo, consagrando-se ao vencer concursos como o da nova base brasileira na Antártida, a Estação Antártica Comandante Ferraz, e, recentemente, do Masterplan da Orla do Lago Paranoá, em Brasília.

Arquiteto e urbanista do Estúdio 41, responsável pelo projeto, Eron Costin. Foto: CAU/RS

A obra se destaca pelos investimentos em tecnologia e sustentabilidade. Eron Costin comenta que o projeto busca utilizar as coberturas em terraço ajardinado ou telhas com isolamento termo-acústico com cores claras, soluções que amenizam a carga térmica sobre as superfícies horizontais, além de geradores a gás, tomadas para carros elétricos no estacionamento, coleta de água da chuva para uso na irrigação e limpeza e painéis solares fotovoltaicas. O edifício terá certificação ambiental Aqua e também está sendo estudado a possibilidade da certificação PBE-Edifica.

O projeto da nova sede da Fecomércio traz em seu princípio a qualidade de vida no ambiente de trabalho, propiciada pelo contato do ser humano com a natureza e os espaços livres. “A concepção arquitetônica leva em consideração três etapas que conformarão o aspecto final do complexo, sendo implantado num primeiro momento o edifício administrativo com aproximadamente 37 mil metros quadrados. No futuro estão previstos um Centro de Eventos do Sesc e uma universidade do Senac, somando todas as edificações um total de 150 mil metros quadrados”, comenta Eron.

Arquiteto e urbanista Eron Costin com o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, e fiscais do CAU/RS e CREA-RS. Foto: CAU/RS

A obra inicial começou em setembro de 2016 e está prevista para terminar no segundo semestre deste ano. Mais de 5 mil desenhos foram realizados para que o projeto fosse concretizado. A etapa administrativa foi concebida através da proposta de dois elementos principais. O centro de convivências (uma grande barra linear de 170 metros em estrutura metálica e vidro) que irá comportar biblioteca, espaço de exposição, lojas, creche, salas de reuniões e academia, e que terá a função de recepção e condução dos usuários até os diversos setores, contando com áreas de apoio e futuramente sendo importante elemento de conexão com as demais etapas do complexo. Já a parte administrativa contém a torre com pavimentos de planta livre e também áreas de eventos, sendo um auditório com capacidade para mil pessoas e dois restaurantes com capacidade aproximada de 300 pessoas cada. Além disso, o projeto busca esconder 600 vagas de estacionamento por taludes e espaços verdes. Foram utilizados zenitais e aberturas para ventilação e iluminação de todos os espaços, inclusive o de estacionamentos.

De acordo com Eron Costin, as técnicas construtivas foram pensadas para uma obra seca. Os sistemas estruturais são predominantemente pré-fabricados, sendo a área administrativa em pré-moldados de concreto e o centro de convivências em estrutura metálica, uma vez que possui um vão de 74 metros e um balanço de 30 metros. As fachadas são em pele de vidro, com proteção de brises e elementos de sombreamento nas piores orientações. Há também a utilização do sistema aquapanel para fechamento das empenas leste e oeste da torre administrativa e seu embasamento.

Foto: CAU/RS
Foto: CAU/RS
Foto: CAU/RS
Foto: CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Transparência: confira o balanço da fiscalização de março

Transparência: confira o balanço da fiscalização de fevereiro

Pular para o conteúdo