Eventos

Outubro Rosa – Diagnóstico precoce salva vidas

outrosa

O Outubro Rosa chama a atenção para a importância da prevenção do câncer de mama, maior causa de morte por tumores em mulheres.

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, só no Rio Grande do Sul mais de cinco mil mulheres foram diagnosticadas com a doença no último ano. O estado tem o maior número de casos do país. Números da Fundação de Economia e Estatística também apontam o Rio Grande do Sul como o estado brasileiro com a terceira maior taxa de mortes por câncer de mama entre mulheres com mais de 20 anos.

Mais da metade dos arquitetos e urbanistas registrados no Rio Grande do Sul são mulheres. Para exercer a profissão que tanto valorizamos, é preciso – antes e acima de tudo – prezar pela vida. O CAU/RS apoia a campanha nacional do Outubro Rosa e alerta para os procedimentos que podem prevenir e curar o câncer de mama. Diagnóstico precoce salva vidas.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), ambas instituições com sede em Porto Alegre, realizam um incansável trabalho através de processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. A “Caminhada das Vitoriosas”, que neste ano acontece dia 23 de outubro, domingo, às 10h, no Parque da Redenção na capital gaúcha, é um exemplo. Clique aqui para mais informações.

Chefe do Serviço Médico de Mastologia e Coordenadora do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento, Maira Caleffi destaca que é preciso conhecer as formas de diminuir os riscos da doença. “Obtemos muitas vitórias diariamente, em cada uma das pacientes que atendemos no Núcleo Mama Moinhos do Hospital Moinhos de Vento. Muito se tem feito no combate ao câncer de mama, mas ainda é preciso avançar principalmente na rede pública de saúde”, diz a presidente voluntária da FEMAMA e IMAMA.

“Esperamos levar a mensagem da prevenção e importância do diagnóstico precoce para ainda mais mulheres”, destacou o Presidente em Exercício do CAU/RS, Joaquim Haas.

TRT-RS 4ª Região
TRT-RS 4ª Região. Foto: Inácio do Canto | Secom/TRT-RS

Campanha #AcessoJá

O tema nacional do Outubro Rosa de 2016 escolhido pela FEMAMA e adotada pelas ONGs regionalmente foi #AcessoJá. Para que mais mulheres vençam o câncer de mama, é preciso haver acesso ágil ao diagnóstico e ao tratamento e às terapias mais adequadas para controlar a doença em todas as suas fases.

O diagnóstico precoce do câncer de mama, aliado ao início ágil do tratamento, pode aumentar as chances de cura para até 95%. Quando se encontra no estágio mais avançado, com metástases em outros órgãos, mesmo assim as novas alternativas da medicina podem proporcionar mais tempo e qualidade de vida para a paciente.

#AcessoJá a esses direitos:

  • Diagnóstico do câncer em até 30 dias no SUS;
  • Início do tratamento do câncer em até 60 dias no SUS;
  • Inclusão de tratamento para pacientes com câncer de mama metastático no SUS.

Para saber mais, acesse www.acessoja.org.br.

Contato

FEMAMA e IMAMA

História

O movimento surgiu nos Estados Unidos quando o famoso laço rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A partir de então, diversas outras ações foram adotadas ao redor do mundo, como a realização de eventos especiais e a iluminação com a cor rosa de locais públicos, prédios e monumentos. Hoje, em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo