CAU Mais Perto

Casa dos Açores do Rio Grande do Sul recebe o CAU Mais Perto em Gravataí

Foto: Anderson D’Onofrio França

A Casa do Açores do Estado do Rio Grande do Sul (CAERGS), fundada em 2003, é patrimônio histórico de Gravataí, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Sua criação tem como base as raízes açorianas da comunidade. Na última segunda-feira (05/02), o CAU Mais Perto, programa itinerante de atendimento aos arquitetos e urbanistas do estado, estacionou seu escritório móvel na CAERGS. A equipe foi recebida pela presidente Célia Silva Jachemet, que cedeu o espaço para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) atuar na cidade.

O vice-presidente do CAU/RS Rui Mineiro, que é de Gravataí, esteve no local para prestigiar o trabalho dos colegas e agradecer pela cessão do espaço. “A Casa dos Açores, representada pela presidente Célia, é sempre muito solicita. Ela atende e acolhe o CAU Mais Perto para que a equipe possa desenvolver o seu trabalho. Somos gratos por poder atender os arquitetos e urbanistas neste espaço cultural tão importante para o nosso estado”, destacou.

Luciane Capitão, Supervisora do Atendimento e Fiscalização do CAU Mais Perto, Célia Jachemet, presidente da CAERGS, Rui Mineiro, vice-presidente do CAU/RS, e Rodrigo Jaroseski, Agente de Fiscalização do CAU/RS.

Um pouco de história

O Casarão dos Fonseca, conhecido também como Solar das Magnólias, foi construído em 1877 por filhos de açorianos da família Fonseca, possui características da arquitetura colonial portuguesa, trazida pelos colonos açorianos. Em estilo sobrado, na arquitetura do casarão destacam-se o telhado, feito de telha canoa com beiradas, e as janelas em estilo guilhotina.

A casa foi restaurada e passou a ser a Sede Administrativa, Museu e Biblioteca da CAERGS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Atendimento presencial em Santa Rosa

Atendimento presencial em Nova Prata e Serafina Corrêa

Pular para o conteúdo