Um reconhecimento das iniciativas que contribuem para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul.

O que é?

Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, o Prêmio CAU/RS tem por objetivo identificar e valorizar, de forma honorária, iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação.  

A patronesse escolhida para a segunda edição do Prêmio CAU/RS é a arquiteta e urbanista Briane Bicca (in memoriam). Reconhecida nacionalmente como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro, Briane foi conselheira federal suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), eleita pelo CAU/RS para o triênio 2018-2020, e integrante do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Categorias

O Prêmio tem quatro categorias, sendo prevista a premiação para Pessoa Física e Pessoa Jurídica em cada uma delas, totalizando oito premiações.

Busca premiar ações, projetos ou iniciativas, bem como medidas que impactem de forma efetiva na valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, por instituições e membros da esfera estadual, municipal ou federal, dos poderes Legislativo, Executivo ou Judiciário.

Objetiva reconhecer práticas construtivas inovadoras, adoção e/ou execução de ações relevantes para a Arquitetura e Urbanismo, com sustentabilidade e inovação, realizados por empresas e lideranças empresariais.

Pretende destacar iniciativas e ações que contribuam para a valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, realizadas por lideranças e organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos.

Visa identificar e premiar iniciativas de mídia, divulgação, promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo, através dos serviços prestados por profissionais e veículos de mídia.

Como funciona?

O Prêmio CAU/RS é realizado em duas etapas.

1ª ETAPA:

Será feita por Conselheiros do CAU/RS; presidentes das entidades que compõem o Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS (CEAU-CAU/RS) e representantes do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul.

Entre as indicações, oito projetos serão selecionados pela Comissão Julgadora, formada pelo presidente e vice-presidente do Conselho; coordenadores de Comissões Ordinárias (CEP, CPFi, COA, CEF e CED) e pelo conselheiro Federal do CAU/BR eleito pelo Rio Grande do Sul.

2ª ETAPA:

Aberta a todos os arquitetos e urbanistas registrados no CAU/RS, para a escolha do grande vencedor do Prêmio Destaque CAU/RS 2020 (Prêmio Briane Bicca).

A premiação

A entrega dos troféus e a revelação do grande vencedor do Prêmio Destaque CAU/RS (Prêmio Briane Bicca) será realizada dia 15 de dezembro, em local e horário a definir.

 

Sobre o troféu

Para a primeira edição do Prêmio também foi realizado um Concurso Público Nacional em parceria com a Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (AEERGS), para a criação do troféu a ser entregue. O vencedor foi o arquiteto e urbanista Eron Costin, sócio-fundador do escritório paranaense Estúdio 41.