Eventos

Artistas contemporâneos abrem exposições no IAB RS

IAB RS

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) abre na próxima quarta-feira (18/05), às 19h30, quatro exposições de artes visuais selecionadas em edital. A mostra integra o primeiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2016. A visitação permanece até o dia 24 de junho de 2016, das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira, na Rua General Canabarro nº 363, no Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca.

Na Sala Negra, o público poderá conferir a mostra Cruzamentos Cromáticos, da artista plástica Angela Zaffari. Experiências e reflexões sobre a pintura e a cor são apresentadas através de trabalhos com fitas de cetim. O trabalho de Angela Zaffari reflete sobre uma série de ações do seu fazer artístico. Incansável na produção de suas tramas e cruzamentos cromáticos, antes produzidas apenas em acrílica sobre tela, busca novas experiências pictóricas, mas desta vez sem tinta. A artista resignifica a fita de cetim, parte da sua memória de infância quando sua mãe lhe prendia o cabelo e arrematava com um laço de fita, trazendo para o campo da arte um elemento do cotidiano.

A Sala Anexa, abrigará a exposição coletiva Vulto reunindo trabalhos dos artistas Anderson Luiz de Souza, Diane Sbardelotto, Paola Zordan, Rafael Souza e Simone Fogazzi. As obras são produções individuais de membros do grupo de pesquisa ARCOE, Arte, Corpo e enSigno (CNPq), coordenado pela professora Paola Zordan, numa ação do Movimento Apaixonado pela Liberação de Humores Artísticos, o M.A.L.H.A. Vulto é a figura imprecisa, mas também a figura volitiva, em volição, movimento, onde gesto, linhas, massas de cor e volumes criam um corpo mais voluptuoso do que estruturado. O que se mostra são corpos e rostos indefinidos, em fases e localizações distintas, mas todos movimentam-se entre estender, circular, envolver, se contorcem em estágios de ser, deixar de ser para vir a ser outra coisa. As cinco produções tratam dos problemas da representação, do gesto e da criação de faces, pensando anatomias, superfícies e abstrações.

A Sala do Arco irá abrigar a mostra Entrelaçados das artistas Magna Sperb e Débora Lacroix. Os Entrelaçados foram construídos a partir de um estudo sobre as tramas de tecidos, redes e telas, e transpostos para a linguagem plástica através de recortes eletrônicos sobre chapas de metal oxidado. Para esta exposição, 21 peças dos recortes compõem uma instalação no espaço, em que os módulos se espalham pelas paredes, construindo caminhos como desenhos num campo expandido. O diálogo entre as tramas e o espaço, se enredam num mix de arte, arquitetura e design.

Na área externa do Solar do IAB RS, os artistas Leonardo Pereira e Paulo Funari apresentam a intervenção IABrasil/IABeabá. A proposta de intervenção deste projeto criado pelo grupo 2 St. Arte Urbana trata-se de uma ocupação do espaço dos tapumes na fachada do Solar do IAB, através de uma pintura mural que será realizada em tinta acrílica sobre a madeira. Este trabalho é o resultado do esforço de pesquisa e interesse recente dos artistas pela pintura abstrata, cuja influência pode ser buscada principalmente nos pintores americanos das décadas de 40, 50 e 60 do século XX.

Agende-se!

  • O quê? Exposições de Artes Visuais no IAB RS
  • Onde? Ponto de Cultura Solar do IAB RS (Rua General Canabarro, 363 – bairro Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
  • Quanto? Entrada franca
  • Abertura: 18/05/2016, quarta-feira, às 19h30
  • Visitação: Até 24/06/2016, das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira
  • Informações: (51) 3212-2552 e http://galeriaespacoiab.blogspot.com.br/
MAIS SOBRE: IAB RS Exposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo