Sem categoria

Dia do Trabalho: arquitetos e urbanistas em busca da valorização profissional

O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é comemorado em todo o mundo no dia 1º de maio. Assim como o Dia Internacional da Mulher, abordado pelo CAU/RS em reportagens especiais, lutas trabalhistas históricas são a questão central das referidas datas comemorativas.

Histórico

A Revolução Industrial começou na Europa e rapidamente se alastrou pelos demais continentes, chegando em países como Estados Unidos e Brasil no final do século XIX. Uma das consequências da Revolução Industrial foi a formação de grandes centros urbanos, fato que gerou, consequentemente, uma grande concentração de pessoas em seu entorno, sobretudo de operários, cujo trabalho nutria as indústrias.

A greve geral ocorrida em Chicago (EUA) em 1º de maio de 1886 repercutiu de forma violenta, gerando a morte de trabalhadores e policiais durante uma manifestação na praça Haymarket. Pesadas jornadas de trabalho (fala-se em cerca de 17 horas por dia) e as pouco amistosas relações entre empregados e empregadores culminaram com as lutas históricas, que seguem até os dias de hoje, por melhoria nas condições de trabalho em todo mundo.

As manifestações de 1º de maio de 1886 em Chicago (EUA).

Dia do Trabalho – do luto à luta

Os profissionais arquitetos e urbanistas travaram por muitos anos a sua luta por um Conselho de Fiscalização Profissional próprio. Com a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, muitas conquistas foram alcançadas, mas se reconhece a existência de outras tantas necessidades de avanço.

A 11ª edição do programa Uma Tarde no CAU/RS, que ocorreu na quarta-feira (27/04), às vésperas do feriado do Dia do Trabalhador, abordou questões referentes a mercado de trabalho e valorização profissional. Estiveram presentes os arquitetos e urbanistas Marcelo Heck, Diretor Financeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil/RS (IAB/RS), Ricardo Milanez, Sócio Diretor da Milanez Arquitetos Associados, e Rodrigo Jaroseski, Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS. Para tratar de questões relacionadas a Arquitetura e Urbanismo como Carreira de Estado, contamos com a presença de Suzana Gerchmann, Assessora Jurídica do CAU/RS.

Marcelo Heck, Ricardo Milanez, Alexandre Sebold (Rádio Arquitetura), Suzana Gerchmann, Rodrigo Jaroseski e Gabriela Belnhak (CAU/RS).

Ao longo da tarde, os convidados discorreram sobre suas atividades, como ocorreram suas inserções no mercado de trabalho – tanto no setor público quanto no setor privado – e destacaram aspectos que podem contribuir para a valorização profissional. Marcelo, Ricardo e Rodrigo foram unânimes em relatar a importância do estágio na carreira do arquiteto e urbanista, pois aspectos muito próprios da rotina de trabalho não são abordados em profundidade na academia pelo próprio caráter dos currículos universitários.

Sobre o trabalho no setor privado, Marcelo Heck e Ricardo Milanez comentaram sobre a dificuldade do mercado em contratar profissionais via CLT devido à legislação que envolve o Salário Mínimo Profissional. Ricardo destacou a estruturação empresas de menor porte – um grupo de associados, por exemplo – unindo-se para projetos maiores a fim de suprir a demanda de grandes grupos de profissionais. “Não saberíamos indicar hoje no Brasil uma empresa com 50 arquitetos e urbanistas contratados, mas podemos facilmente encontrar várias empresas menores trabalhando em parceria no desenvolvimento e execução de projetos”, comentou.

Marcelo Heck complementou: “A valorização profissional passa pela valorização financeira”. Também destacou o uso adequado da Tabela de Honorários do CAU, que serve como parâmetro e referência segura para negociações com clientes. O objetivo é coibir a concorrência desleal de preços e assegurar um padrão de qualidade para os serviços prestados.

O Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS, Rodrigo Jaroseski, deu ênfase para a atuação dos profissionais no setor público e a importância de fiscalizar editais públicos que permitam a participação de arquitetos e urbanistas conforme suas atribuições. Outro assunto abordado pelos integrantes da mesa foram os processos licitatórios na modalidade Tomada de Preços – Menor Preço em detrimento do Concurso Público, que pode enriquecer e valorizar o espaço público construído.

Por fim, a Assessora Jurídica do CAU/RS Suzana Gerchmann comentou sobre o Projeto de Lei que tramita no Senado Federal e pode transformar a Arquitetura e Urbanismo em uma carreira típica de Estado, implicando em maior valorização do arquiteto e da arquitetura nacional; fortalecimento da luta pelo Salário Mínimo Profissional; conquista de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários; estabilidade em caso de redução de quadros; fortalecimento dos estudos, projetos técnicos e do planejamento de prefeituras municipais, de governos Estaduais e da União; melhoria dos investimentos em infraestrutura e no desenvolvimento do país; segurança para a sociedade com profissional habilitado e valorizado; ampliação das políticas públicas, com atendimento mais adequado; e fortalecimento de um novo ciclo de desenvolvimento, com crescimento e inclusão social.

Também participaram do debate o locutor da Rádio Arquitetura Alexandre Sebold e a jornalista do CAU/RS Gabriela Belnhak na mediação do bate-papo.

Ouça | 11ª edição | 27/04/2016

Convidados: Ricardo Milanez, Marcelo Heck (IAB RS), Rodrigo Jaroseski e Suzana Gerchmann (CAU/RS)

Uma Tarde no CAU/RS

  • Quarta-feira, ao vivo, das 15h30 às 17h
  • Transmissão: Rádio Arquitetura, a rádio das mentes criativas
  • WhatsApp: (51) 8211-9741

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo