Um reconhecimento das iniciativas que contribuem para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Rio Grande do Sul.

CLIQUE E CONFIRA OS CANDIDATOS PARA O PRÊMIO DESTAQUE 2023

O que é?

Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, o Prêmio CAU/RS tem por objetivo identificar e valorizar,  iniciativas que tenham contribuído para a promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Estado, realizadas por pessoas físicas e jurídicas de outras áreas de atuação.

 

Categorias

O Prêmio tem quatro categorias, sendo prevista a premiação para Pessoa Física e Pessoa Jurídica em cada uma delas, totalizando oito premiações.

Busca premiar ações, projetos ou iniciativas, bem como medidas que impactem de forma efetiva na valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, por instituições e membros da esfera estadual, municipal ou federal, dos poderes Legislativo, Executivo ou Judiciário.

Objetiva reconhecer práticas construtivas inovadoras, adoção e/ou execução de ações relevantes para a Arquitetura e Urbanismo, com sustentabilidade e inovação, realizados por empresas e lideranças empresariais.

Pretende destacar iniciativas e ações que contribuam para a valorização e promoção da Arquitetura e Urbanismo, realizadas por lideranças e organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos.

Visa identificar e premiar iniciativas de mídia, divulgação, promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo, através dos serviços prestados por profissionais e veículos de mídia.

Como Funciona?

O Prêmio CAU/RS é realizado em duas etapas.

1ª ETAPA:

Será feita por conselheiros e ex-conselheiros do CAU/RS (titulares e suplentes); presidentes das entidades que compõem o Colegiado das Entidades de Arquitetura, em Urbanismo do CAU/RS (CEAU-CAU/RS) e representantes do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul, professores integrantes do Colegiado de Coordenadores de Curso e Representantes Institucionais do CAU/RS.

Entre as indicações, oito projetos serão selecionados pela Comissão Julgadora, formada pelo presidente e vice-presidente do Conselho; coordenadores de Comissões Ordinárias (CEP, CPFi, COA, CEF e CED) e pelo conselheiro Federal do CAU/BR eleito pelo Rio Grande do Sul.

2ª ETAPA:

Principal novidade desta edição: a votação online para a escolha Prêmio Destaque CAU/RS 2023 – Prêmio Iran Fernando da Rosa será aberta ao público! O prêmio destaque é escolhido entre as oito iniciativas selecionadas pela Comissão Julgadora. 

 

A entrega dos troféus e revelação do grande vencedor do Prêmio Destaque CAU/RS (Prêmio Iran Fernando da Rosa) será realizada dia 18 de dezembro, em horário e local a serem confirmados. Na mesma ocasião também serão realizadas as tradicionais premiações do IAB RS (Prêmio José Albano Volkmer), da AAI Brasil-RS (Prêmio AAInteriores) e do SAERGS (Prêmio Arquiteto do Ano). Mais informações em breve!

Prêmio
Destaque

Em 2023, o patrono escolhido para o Prêmio CAU/RS é o arquiteto e urbanista Iran Fernando da Rosa (in memoriam). Natural de Porto Alegre e formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1997.

Iran foi um arquiteto multifacetado em sua atuação, uma espécie de “renascentista moderno”, que trabalhava a arquitetura efetivamente como um campo da cultura e transitava com facilidade pelas artes visuais, música, dança, teatro, design e gastronomia.

Exímio desenhista, sua atuação profissional sempre foi entremeada por outras atividades, mesmo antes da graduação pela UFRGS. Arquiteto dedicado principalmente ao tema do planejamento e do patrimônio cultural, foi pioneiro na área da informática aplicada, ainda nos anos 1990, e líder na promoção de concursos públicos e na luta pela criação do CAU.

Iran foi também protagonista da NAU de Arquitetos e Urbanistas, presidente do IAB RS (2006/2007), conselheiro Estadual da Cultura (CEC/RS – 2002/2006), técnico do IPHAN/RS (2014/2018), servidor municipal em Canoas (2018/2021) e conselheiro do CAU/RS na atual gestão. Vítima da Covid-19, Iran era um desses profissionais em extinção, que enxergam a profissão e a vida de uma forma alegre e generosa, integrando saberes e experiências diversas. Tudo isso com um extremo bom humor, semeando amigos e sempre pronto para um animadíssimo colóquio.

Sobre o troféu

Para a primeira edição do Prêmio também foi realizado um Concurso Público Nacional em parceria com a Associação dos Escultores do Estado do Rio Grande do Sul (AEERGS), para a criação do troféu a ser entregue. O vencedor foi o arquiteto e urbanista Eron Costin, sócio-fundador do escritório paranaense Estúdio 41.