Sem categoria

Orientação sobre a solicitação de habite-se

Você sabia que a solicitação da “Carta de Habitação”, comumente chamada de “Habite-se”, pode ser responsabilidade do Arquiteto e Urbanista responsável técnico pela execução da obra, indiferente do determinado no contrato com o proprietário?

 

Habite-se
Habite-se

 

A responsabilidade pela solicitação da Carta de Habitação varia de município para município, pois cada um é responsável por legislar a respeito dessa matéria. Em Porto Alegre, por exemplo, o decreto municipal nº 18.623, de 24 de abril de 2014, trata deste tema no artigo 23: “Para fins de expedição de Carta de Habitação (Habite-se), concluída a obra, deverá ser solicitada a vistoria no prazo de 30 (trinta) dias, por meio de requerimento padrão a ser protocolizado pelo responsável técnico no EGLRF (…)”. Em outros municípios, podem existir até mesmo sanções contra os profissionais que não solicitarem tal vistoria após conclusão das obras.

 

A Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS já recebeu denúncias com relação ao descumprimento deste procedimento, sendo que, de acordo com o Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, é preciso estar sempre atento às legislações pertinentes a profissão. Sendo assim, a Comissão orienta os profissionais que verifiquem as legislações pertinentes dos municípios em que atuam para evitar transtornos futuros.

 

Em caso de outras dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone (51) 3094.9800 ou pelo e-mail atendimento@caurs.gov.br

 

* Uma iniciativa da Comissão de Ética e Disciplina do CAU/RS, formada pelos conselheiros Marcelo Petrucci Maia, Rui Mineiro e Marcio Gomes Lontra.

 

 

 

3 respostas

  1. oportuno o aviso…mas o pedido em questao deve ser feito pelo profissional responsável pela execução ( arq ou eng), correto?

  2. Boa tarde!
    Para fazer a solicitação do habite-se, existe um preço máximo que o profissional arquiteto pode cobrar?

    1. Oi, Luiz! Sua dúvida foi encaminhada ao Atendimento. Em breve, você receberá retorno por e-mail. Obrigada pelo contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo