Sem categoria

Oficina vai abordar orçamentos para obras e serviços de restauração do Patrimônio Cultural

A crescente necessidade de projetos, obras e serviços de restauração, conservação e manutenção do Patrimônio Cultural Construído exige materiais e serviços específicos para esta área. Esse fato remete às dificuldades que muitos profissionais encontram na hora de elaborar orçamentos. A Defender traz ao Rio Grande do Sul, com o apoio do Memorial do Ministério Público a oficina “Orçamentos para Obras e Serviços de Restauração do Patrimônio Cultural Construído“, ministrada por Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto e urbanista especializado nesta área.

A oficina é direcionada a arquitetos e urbanistas, engenheiros, estudantes de arquitetura e urbanismo, servidores públicos ligados às áreas de licitações de obras e serviços e gestão de restauro, membros de conselhos municipais de patrimônio cultural, membros de entidades da sociedade civil organizada nas áreas de preservação e conservação do patrimônio histórico, entre outros interessados.

O evento terá a duração de dois dias e ocorrerá no Auditório do Memorial do Ministério Público do RS (Praça Marechal Deodoro, 110 – Centro Histórico – Porto Alegre). As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril de 2015 e as vagas são limitadas. Para participar os interessados devem preencher o formulário disponível no site da instituição (AQUI>>) e clicar em enviar. Após, o boleto de pagamento da inscrição será encaminhado por e-mail.

 

Programação:

07 de maio de 2015 (quinta-feira)
Abertura – 13h30
Modelagem de Custos e Preços do Restauro – das 14 às 18 horas

08 de maio de 2015 (sexta-feira)
Modelagem de Planilhas e Serviços, incluindo cases – das 9 às 13 horas

 

Investimento:

Associados da Defender (associado há mais de 6 meses) – R$ 150,00

Profissionais, estudantes e interessados – R$ 300,00

 

Sobre o palestrante:

Jorge Eduardo Lucena Tinoco

Professor, pesquisador e responsável técnico do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI em Olinda/PE, onde é diretor associado. É arquiteto e sócio-gerente da Tinoco OS&R®. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1976). É especialista (lato-sensu) em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1978). É membro da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR, e associado ao International Council on Monuments and Sites – ICOMOS. É neto e filho de engenheiros-arquitetos construtores e viveu em canteiros de obras desde a infância. Fez o curso de Desenho de Móveis e Arquitetura, em nível médio, na Escola técnica Federal de Pernambuco (1968/1970). Desde 1973, trabalha na conservação e restauro de monumentos. Foi arquiteto, assessor técnico e diretor da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, no período de 1976/1993. Foi Secretário do Planejamento da Prefeitura Municipal de Olinda, no período 1978/1981. Foi idealizador e responsável pela implantação dos sistemas municipais de preservação das cidades de Olinda e Igarassu, através da criação do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos, da Fundação Centro de Preservação e do Fundo Municipal de Preservação, entre 1979/1985. Organizou, sistematizou e executou a primeira obra de conservação e restauro no NE do Brasil sob o regime de canteiro adaptado para a transmissão de conhecimentos aos operários (Obra-Escola do Chanteclair), 1986/87. Foi consultor de projetos do Monumenta/BID, do Ministério da Cultura entre 2000/2005. Foi responsável técnico das empresas Cinzel e ConcrEpoxi 2000/2010. É o idealizador e responsável técnico por dezenas de cursos de capacitação de arquitetos, engenheiros e mestres-de-obras em conservação e restauro desde 1990, inclusive do Curso de Gestão de Restauro aplicado pela UFPE/CECI, realizado regularmente desde 2003 com carga horária de 390 horas. Tem mais de uma centena de projetos e obras executados no âmbito da conservação do patrimônio cultural construído. Tem dezenas de artigos publicados e pesquisas sobre materiais e técnicas tradicionais da construção, planos de gestão da conservação.

 

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo