Sem categoria

Arquitetura brasileira expõe, pela primeira vez, projetos na Smart City expo Barcelona

Reorganizar espaços urbanos a fim de criar cidades mais inteligentes se tornou uma necessidade e um desafio para os líderes globais no segundo milênio. O papel de arquitetos e urbanistas nesse contexto é fundamental e o Brasil é um dos países que possui uma das mais qualificadas produções arquitetônicas do Mundo. De acordo com o presidente da AsBEA, Eduardo Sampaio Nardelli, ”a possibilidade de exportar serviços de arquitetura protege os escritórios brasileiros de vulnerabilidades do mercado interno, forma imagem internacional favorável, permite diversificação de mercados e gera novos contatos comerciais”.
Segundo Emanuel Figueira Junior, da Gerência Executiva de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, “a feira Smart City Expo Barcelona 2014 será a primeira ação de promoção internacional do Built By Brazil neste novo ciclo estratégico do projeto. Estamos em um momento de identificação daqueles nichos do mercado internacional nos quais a produção arquitetônica brasileira possa ter mais sinergia. Dado o nosso contexto histórico e a tradição de nossa arquitetura, creio que o segmento de planejamento urbanístico e mobilidade urbana possui potencialidades de desenvolvimento”.
Na Smart City Expo Barcelona 2014, alguns escritórios brasileiros inscreveram projetos e vão concorrer ao prêmio World Smart Cities Awards, que reconhece cidades, projetos e iniciativas ao redor do mundo que têm contribuído para o desenvolvimento do conceito de cidade inteligente. O Brasil terá um estande próprio que mostrará desde soluções em planejamento urbano, na escala de bairros, cidades e mobiliário urbano, até projetos corporativos, residenciais e de design de interiores.
O espaço foi projetado pelo Studio Arthur Casas e os escritórios que vão apresentar os projetos, em painéis, são: Nexo Arquitetura e Construções, de Minas Gerais; Slomp & Busarello, do Paraná; 3C Arquitetura e Urbanismo e Debiagi Arquitetos, do Rio Grande do Sul; Indio da Costa, RRA e Vicente Giffoni Arquitetos, do Rio de Janeiro; Estúdio Arkiz e Studio Arthur Casas, de São Paulo.

 

Projetos brasileiros na Smart City Expo Barcelona 2014:

Debiagi Arquitetos e Urbanistas
O Debiagi Arqiuitetos e Urbanistas leva um conjunto de projetos desenvolvidos especificamente para o transporte público da cidade de Porto Alegre. O Bus Rapid Transit – Sistema BRT – é um modelo de circulação expressa. Ele envolve a criação de seis terminais de integração implantados ao longo de seis corredores de ônibus já existentes e 52 estações. Somente os terminais somam aproximadamente 71 mil m² e deverão atender 130 mil usuários por dia.

 

Estúdio Arkiz
Um novo bairro, com conceitos de sustentabilidade e evolução urbana, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, “Quartier”, é o projeto do Estúdio Arkiz, de São Paulo, que será apresentado em Barcelona. Os arquitetos optaram por uma linha que elegeu o biomimetismo – a exploração de formas observadas na natureza para conceber um ícone adaptável, maleável, que apresenta uma forma orgânica em movimento. A intenção foi sair da paisagem de lançamentos imobiliários convencionais para uma linha mais ousada, nova, passando a ideia de explosão de vida e o surgimento de novas cores para a cidade.

 

Indio da Costa
São seis os projetos de revitalização, design e tecnologia para mobilidade urbana, que o escritório Indio da Costa vai expor. Entre eles, o Projeto Orla Rio, onde o escritório redesenhou os quiosques da orla carioca, do Leme até a Prainha, passando por Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca; e o projeto TEX, uma alternativa não poluente de transporte público urbano, onde o veículo desliza em uma canaleta embutida no asfalto, que se eleva a 3m do chão, por meio de uma delgada estrutura pantográfica que ocupa uma faixa segregada nas vias existentes, da largura de uma motocicleta.

 

Nexo Arquitetura e Construções
A Nexo participará com o empreendimento Efficient Ville Downtown, baseado no desenvolvimento de “Comunidades Planejadas”, onde moradia, trabalho, diversão, centro comercial e serviços básicos são contemplados no modelo do empreendimento, configurando um mix de alternativas que viabilizam um cotidiano mais prático e proporcionam ao usuário alternativas para reduzir o stress urbano, reduzindo as necessidades de deslocamento com uso do automóvel.

 

RRA
O projeto urbanístico que resultou na criação do Parque Madureira, na cidade do Rio de Janeiro, será exposto pelo escritório fundado pelo arquiteto Ruy Rezende. O Parque Madureira Rio + 20 foi lançado em junho de 2012 e já se tornou o terceiro maior parque urbano da cidade, com uma área de 109.000m². A intervenção alterou o cenário urbano e transformou a vida dos habitantes da região.

 

Slomp & Busarello
O escritório paranaense vai apresentar trabalhos que envolvem projetos gráficos, arte, design, moda e símbolos que remetem às tradições populares e raízes brasileiras. Entre eles, o Brazilian Soul, formato de estandes inspirados na cultura brasileira que utilza árvores coloridas como o símbolo da abundância e exuberância do país.

 

Studio Arthur Casas
O escritório vai apresentar o projeto que pretende renovar três lotes internos do centro histórico da cidade de Salvador, na Bahia, no bairro Pelourinho. Segundo os arquitetos, o desafio é conciliar a escala territorial de uma metrópole com o impacto de uma pequena intervenção que pode promover transformações na dinâmica de toda a cidade e evoluir para resgatar sua história e atividades.

 

3C Arquitetura e Urbanismo
O escritório gaúcho vai expor um resumo dos projetos na área de desenvolvimento e planejamento urbano na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul. Entre eles, o Plano Local de Habitação de Interesse Social, o Parque Popular da Pedreira, o Parque Colonial e o bairro Serrano.

 

Vicente Giffoni
Vai levar o projeto de ordenação urbanística e plano diretor do Bairro Ilha Pura, que compreende uma área total de 1,89 milhão de m2 de construção, onde 0,47 milhões de m2 serão destinados para a Vila dos Atletas das Olimpiadas de 2016, dividida entre unidades residenciais (75%), hotéis/hotéis de residência/ eventos (8%), empresas (12%), comercial (1%), saúde (2%) e educação/esporte / ambiental (2%).

 

Sobre o Built By Brazil

O Built By Brazil (www.builtbybrazil.com.br) é um Programa de Internacionalização da Arquitetura Brasileira que busca construir um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma cultura exportadora para o setor de arquitetura nacional, por meio do incremento da presença de profissionais brasileiros no cenário internacional. O projeto busca, ainda, fomentar a exportação dos cinco segmentos dos serviços de arquitetura – edificação, interiores ou arquitetura corporativa, paisagismo, urbanismo e arquitetura luminotécnica; inserir profissionais do segmento de arquitetura no mercado mundial; fortalecer a imagem de serviços e produtos brasileiros por meio da projeção internacional da arquitetura nacional; promover a exportação de produtos associados a projetos de arquitetura e desenvolver uma cultura exportadora desses serviços.

 

 

As ações são orientadas aos escritórios de arquitetura associados à AsBEA (www.asbea.org.br).

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo