18 de abril de 2017      nº 239
21 de novembro de 2016 nº 01 | News CAU/RS
TENDÊNCIAS
A vez da arquitetura colaborativa
Pela primeira vez na história, o prêmio Pritzker foi concedido para três arquitetos e urbanistas. O trio espanhol do estúdio RCR Arquitectes levou o prêmio e representa o momento atual: a colaboração gerou trabalhos que abarcam espaços públicos e privados, edifícios culturais e instituições educativas que conseguem se relacionar com o ambiente específico de cada lugar.
Leia mais.
CAU/RS
ENCONTROS CAU/RS
Encontros CAU/RS tem sucesso de público em Pelotas
A primeira edição do Encontros CAU/RS apresentou, em Pelotas, uma programação intensa e diversa que tratou sobre a importância do arquiteto e urbanista e seu potencial de transformar lugares. Em dois dias (06 e 07/04), mais de 150 pessoas circularam pelo evento, trocaram ideias e puderam absorver o conhecimento dos conselheiros do CAU/RS, entidades estaduais de arquitetura e urbanismo e convidados da área.
Leia mais.
CAU/RS
CAU/RS
CAU/RS
MERCADO EXTERIOR
Reduzindo as fronteiras da arquitetura: Livramento recebe oficina do CAU/BR
Num mundo globalizado, ainda tem sentido as barreiras para o fazer arquitetura e urbanismo mundo afora? O Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/BR, durante a edição dos Encontros CAU/RS em Santana do Livramento, fronteira do Brasil com Uruguai, mostrou o potencial da exportação de projetos de arquitetura. Em 2015, tais serviços renderam R$ 16,9 milhões aos escritórios brasileiros.
Leia mais.
CAU/RS
MOBILIDADE URBANA
Mobilidade: mudança de comportamento para um novo paradigma
Deslocar-se, em boa parte das cidades brasileiras, pode levar tempo. Este fato está relacionado não apenas com longas distâncias entre os pontos nos grandes municípios, mas também com os congestionamentos causados pelo número de veículos motorizados circulando e pela infraestrutura urbana que ainda deixa a desejar. Para Clarisse Linke, diretora executiva do ITDP no Brasil, o primeiro estigma que precisa ser modificado na sociedade é a ideia das ruas como lugares de passagem e não de convivência. Leia a entrevista na íntegra.
Leia mais.
CAU/RS
CAU/RS
CAU/RS
CIDADES
Cidade e desigualdades: uma perspectiva de raça e gênero
O CAU/RS conversou com Joice Berth, arquiteta e urbanista de formação e pós-graduada em Direito Urbanístico pela PUC-MG. Ela atuou na área de Regularização Fundiária e trabalha hoje como colunista do site Justificando. Na pauta, desigualdade social, racismo e machismo e suas consequências na cidade. “O fato de as periferias estarem distantes é um resultante dessa lógica racista, punitivista e segregacionista. A problemática do sistema penitenciário não começa necessariamente na questão urbanística, mas também é afetada por isso”.
Leia mais.
CAU/RS
CAU Mais Perto
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Facebook YouTube SoundCloud
CAU/RS - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul
ENTRE EM CONTATO
Rua Dona Laura, nº320
14º andar | Bairro Rio Branco
Porto Alegre/RS | CEP:90430-090
(51) 3094-9800
atendimento@caurs.gov.br