Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Vitória! Liminar suspende demolição da casa Kraft

Vitória! Liminar suspende demolição da casa Kraft

Print Friendly, PDF & Email

CAU/RS foi uma das entidades que assinou laudo declaratório sobre preservação do imóvel, enviado ao Ministério Público do Estado.

 

Após intensa mobilização da sociedade, entidades profissionais e órgãos públicos, entre eles o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), na noite desta quarta-feira (09) o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul 4ª Vara Cível de Pelotas deferiu a liminar suspendendo a demolição da casa Kraft, em Pelotas. Leia um trecho da liminar assinada pelo juiz Bento Fernandes de Barros Junior:

Com efeito, em que pese a informação de que o prédio em questão não é tombado ou integre o inventário do patrimônio cultural do Município, em cognição sumária os documentos acostados ao feito revelam forte valor histórico-cultural do imóvel em questão, reclamando pronta adoção de medidas visando à sua preservação.

De acordo com a presidente interina do CAU/RS, Helenice Macedo do Couto, a liminar não garante o tombamento do imóvel, mas oferece prazo para os próximos passos. “Ficamos muito felizes, mas a luta continua. É importante destacar que a casa está situada no terceiro loteamento da cidade, onde ainda não foi feito inventário. Isso é urgente! É dever do poder público, garantido pela Constituição e pelo Estatuto da Cidade, ou seja, tem que partir deles. Essa mobilização servirá de modelo não apenas para Pelotas, mas em todo o país, como resposta ao descaso com que vem sendo tratado o Patrimônio Histórico no Brasil. Símbolos municipais, como a casa Kraft, podem ser aproveitados para novas funcionalidades, sem serem destruídos.”

 

Leia o documento na íntegra

 

Entenda o caso

A casa Kraft é considerada um dos símbolos da cidade de Pelotas. Entidades profissionais e diversos arquitetos e urbanistas coordenaram ações na tentativa de impedir a demolição do imóvel. Além de manifestações nas redes sociais, um abaixo-assinado virtual reuniu mais de 4 mil assinaturas em menos de 12 horas. Além disso, um Laudo Declaratório assinado pelo CAU/RS e outras entidades profissionais, foi enviado ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS), destacando a importância da preservação do imóvel da Família Kraft. No entanto, as máquinas iniciaram a derrubada da fachada da casa no turno da tarde de ontem.

 

Sobre a casa Kraft

Construída na década de 1950, a casa Kraft é uma propriedade privada que está na memória coletiva dos pelotenses. Ao longo da história, recebeu o ex-presidente da República João Goulart e também abrigou o artista pelotense Leopoldo Gotuzzo. A casa pertenceu à família Kraft até 1985 e, recentemente, foi vendida para investidores, que iniciaram o processo de demolição para construção de uma farmácia no local.

 

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*