Sem categoria

Valorização profissional: CAU/RS obtém novas vitórias junto ao TRF4

Conquistas garantem aplicabilidade do salário mínimo profissional aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo que são empregados ou servidores públicos.

Na semana em que se comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado em 15 de dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) obteve duas importantes conquistas junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região

A primeira é a vitória na ação que exigia o cumprimento do salário mínimo profissional para profissionais de Arquitetura e Urbanismo em concurso realizado pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O edital já havia sido retificado após ação de fiscalização da equipe do CAU Mais Perto, o que garantiu a participação de arquitetos e urbanistas no concurso. Clique para ler o despacho na íntegra.

A segunda vitória é a sentença referente a uma liminar que já havia sido emitida em favor do CAU/RS, sobre o cumprimento do salário mínimo em edital de concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Bagé: relembre o caso. Clique aqui para ler a sentença.

O gerente Jurídico do CAU/RS, Alexandre Noal dos Santos, explica que as vitórias judiciais favoráveis ao cumprimento do salário mínimo profissional refletem o importante esforço institucional do Conselho pela valorização dos profissionais. “Por meio das ações judiciais movidas pelo CAU/RS, assim como nas diversas notificações já realizadas pelo Conselho gaúcho perante entes públicos, buscamos garantir a dignidade e a justiça nas Relações de Trabalho do Arquiteto e Urbanista, requerendo o cumprimento imediato da Lei nº 4.950-A/1966, seja no setor público ou privado”.

 

 

 

2 respostas

  1. E quem já é servidor público e não ganha o salário mínimo profissional, é possível também entrar com uma ação judicial exigindo esse direito?

    1. A Assessoria Jurídica do CAU/RS está estudando, junto da Presidência do CAU/RS e SAERGS, alternativas para o caso dos profissionais já concursados, e isso será alvo de nova matéria a ser publicada oportunamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo