Eventos

UNESCO consagra Rio de Janeiro como a primeira Capital Mundial da Arquitetura

O Rio é Capital Mundial da Arquitetura. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na manhã desta sexta, 18 de janeiro, em cerimônia realizada na sede da entidade em Paris e é decorrente da realização do Congresso Mundial de Arquitetos no Rio em 2020. É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a UNESCO e a União Internacional dos Arquitetos (UIA). A cerimônia reuniu o subdiretor de Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone; a Secretária de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação do Rio, Verena Andreatta; o presidente da UIA Thomas Vonier, além do presidente do Comitê Executivo do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020Rio, Sérgio Magalhães, e do presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Nivaldo Andrade.

“Capital Mundial da Arquitetura e Congresso Mundial de Arquitetos formam um binômio de extrema importância para a cidade do Rio e para a cultura arquitetônica brasileira. Especialmente porque proporciona um diálogo com a sociedade que deverá criar um novo tempo para o enfrentamento dos desafios das nossas cidades”, afirma o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães.

“Grandes momentos não ocorrem todo o tempo, esse é um deles”, declara o arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, presidente do CAU/BR.  “A consagração, ao aliar o ambiente construído e a beleza natural da cidade do Rio de Janeiro, é um reconhecimento do fundamental papel dos arquitetos e urbanistas na qualificação de nossas cidades”. Ele lembra que faz um bom tempo que a UIA busca junto com a UNESCO aprovar para a cidade que hospeda o Congresso Mundial de Arquitetos a cidade como Capital Mundial da Arquitetura. “O sonho hoje é uma realidade e para nossa sorte o Rio de Janeiro – Rio 2020 será a sede da primeira. Nossas congratulações e agradecimentos vão para essas pessoas que estiveram envolvidas no sucesso desse processo a nível nacional e internacional, em particular aqui no Brasil ao IAB e a Prefeitura do Rio de Janeiro”.

Da esquerda para direita: Anibal Sabrosa, ex-presidente da Associação dos Escritórios de Arquitetura do Brasil (Asbea) no Rio; Nivaldo Andrade, presidente do IAB; Vereana Andreatta, secretária Municipal de Urbanismo; Fabian Llisterri, tesoureiro da União Internacional de Arquitetos (UIA); Thomas Vournier, presidente da UIA; e Sergio Magalhães, presidente do 27° Congresso da UIA 2020. Foto: Fernando Thompson/Prefeitura do Rio

A conquista do título não aconteceu à toa. Cidade de grande diversidade urbanística, o Rio tem em seu território situações comuns tanto em grandes centros urbanos de países ricos como em desenvolvimento, o que a torna um caso quase único de interesse para os arquitetos do mundo todo.

Edifício Capanema. Projeto de Lucio Costa e equipe (Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira), com a consultoria do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

“Apesar de relativamente nova, a cidade do Rio já deixou valiosas referências na história da arquitetura. Ao longo de seus poucos séculos, passou por transformações substanciais, de grande magnitude, com técnicas complexas da engenharia e do urbanismo contemporâneos. Poucas cidades tiveram alteração tão expressiva em sua topografia original. Temos uma mescla eclética de estilos arquitetônicos e paisagem urbana reverenciada pelo mundo por suas condições naturais. O título de Capital Mundial da Arquitetura é a justa condecoração desta história”, defende a arquiteta urbanista Verena Andreatta, Secretária de Urbanismo da cidade.

Mosteiro de São Bento, um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país.

Além de um reconhecimento ao passado arquitetônico, histórico e cultural da cidade, o título é, acima de tudo, uma grande oportunidade de reflexão sobre o seu futuro urbanístico.

Museu de Arte Moderna. Projeto do arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy.

“O Rio, que se tornou referência mundial de arquitetura de qualidade em meados do século passado, e que recentemente teve sua paisagem cultural declarada Patrimônio Cultural pela Unesco, dá agora outro passo importante para o reconhecimento de seus valores arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos. Esperamos que as atividades e debates que acontecerão ao longo de todo o ano de 2020 no Rio, cuja paisagem é formada por contrastes não apenas geográficos mas também sociais, reforcem a compreensão, por parte da sociedade em geral, do papel dos arquitetos e urbanistas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e em especial daquelas que vivem em condições mais precárias”, defende o arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade.

Porto Maravilha. Em primeiro plano está o Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Dia Mundial da Arquitetura

Para o arquiteto e Urbanista Roberto Simon, vice-presidente para as Américas da UIA, “a concessão do titulo de primeira Capital Mundial da Arquitetura ao Rio de Janeiro, em associação á realização do 27 Congresso Mundial de Arquitetos, maior evento internacional do segmento, é uma oportunidade de promoção a altura dos grandes eventos mundiais. Parabéns necessários aos envolvidos nessa conquista!”

Desde 1948, a UIA realiza regularmente 26 congressos mundiais em diferentes cidades do mundo. Em 2017, a UIA UNESCO proposto para citar as cidades realizou um Conselho da UIA como Capital Mundial de Arquitetura (CMA). Em novembro de 2017, a UNESCO aprovou a proposta da UIA com um esquema de protocolo de operação para a eleição de cidades.

Edifício Ipu, na Glória, do “circuito art-deco”. Projeto de Ari Leon Rey e Floriano Brilhante.

A criação de um comitê conjunto, UNESCO-UIA, é proposto para a pré-seleção das próximas cidades-sede do Congresso da UIA + Capital Mundial da Arquitetura (CMA) e o acompanhamento dos planos e preparação logística até a nomeação final pelo Diretor Geral da UNESCO e a celebração do evento, passando pela assinatura da nomeação.

A expectativa inicial era que a UNESCO só conferisse o título a partir da 28ª edição do congresso, marcada para 2023, em Copenhague (Dinamarca). Isso porque há apenas dois meses, em novembro de 2018, a UNESCO e a UIA formalizaram a parceria. O título foi antecipado graças à organização do evento brasileiro que conseguiu reunir os documentos necessários a tempo.

27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO

Maior fórum mundial de arquitetura, o Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020Rio é promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) – entidade sediada em Paris – e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Pela primeira vez no país, o evento será realizado entre 19 e 26 de julho de 2020 no Rio com atividades em locais diversos da região central da cidade, entre elas o Palácio Gustavo Capanema que deverá receber exposições, palestras e workshops. A expectativa é de que 25 mil arquitetos e acadêmicos de arquitetura de todo o mundo visitem a cidade durante a realização do UIA2020Rio.

Palácio do Catete. Sede da Presidência da República entre 1897 e 1960. Projeto do arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Waehneldt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo