Home » Notícias » Destaques, Eventos, Notícias, Notícias CAU/RS » Troca de experiências e reeleição marcam a 2ª Reunião do Fórum das Entidades

Troca de experiências e reeleição marcam a 2ª Reunião do Fórum das Entidades

Na última sexta-feira (02/08), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) realizou a 2ª Reunião do Fórum das Entidades, com o tema “Inserção profissional e a remuneração do arquiteto e urbanista”.

Realizado paralelamente à programação da 22ª Construsul, o evento reuniu as principais enidades representantes da profissão no Estado. Na primeira apresentação da manhã, o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, resgatou o trabalho realizado desde a primeira reunião, bem como as responsabilidades e atribuições do CAU/RS. Assista ao vídeo abaixo.


O conselheiro federal e membro da Comissão de Organização e Administração (COA) do CAU/BR, Ednezer Flores, também estava presente e destacou a necessidade de as entidades estarem unidas e sempre bem informadas. “Este encontro é muito importante para fortalecer a categoria”, afirmou. Na sequência, o gerente geral Tales Volker e o coordenador jurídico Cezar Rieger apresentaram o que são e como funcionam os Editais de Apoio e Patrocínio do CAU/RS. Em seguida, o coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) CAU/RS, conselheiro Vinícius Vieira, falou sobre o “Arquiteto Presente”, referente à importância da presença do arquiteto e urbanista como servidor nos municípios. Ele destacou a necessidade de criar uma rede para ampliar a conexão entre profissionais, bem como garantir a representatividade do Conselho nos municípios por meio de entidades e associações locais.

Antes de encerrar a programação da manhã, os arquitetos e urbanistas Paulo Soares e Sandra Becker, Gabinete da ATHIS do CAU/RS, abordaram a implantação da ATHIS e as parcerias com as entidades, destacando feitos recentes, como a assinatura do protocolo com a prefeitura de Carlos Barbosa. O público, bastante participativo, trocou experiências e realidades de suas regiões, bem como os desafios da profissão em cada município e a necessidade de o CAU/RS estar mais próximo, por meio de eventos e também dos escritórios regionais já instalados, como o de Santa Maria.

Mandato estendido

O evento também contou com nova eleição para o representante do Fórum das Entidades no Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). O mandato, até então de três meses, foi ampliado para seis meses. Nesse novo formato, a Associação Sala de Arquitetos, de Caxias do Sul, atual representante, foi reeleita para um novo mandato de três meses. “Essa cadeira é bastante importante na questão de valorização profissional e acredito que isso é comum a todos os integrantes do CEAU do Conselho. Nós estamos trazendo um pouquinho da serra gaúcha de Caxias do Sul para cá e também observando e estando atento a tudo o que acontece aqui: no calendário, na agenda. Nós gostamos muito dessa participação e achamos extremamente importante, estamos honrados em continuar por mais três meses”, afirmou Adriane Karkow, presidente da Sala de Arquitetos.

O CEAU se reúne quinzenalmente na sede do Conselho e conta com a participação das entidades estaduais exclusivas de Arquitetos e Urbanistas: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) e Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS).

A tarde foi dedicada a um debate sobre remuneração profissional e seus desafios. O diretor de Assuntos Trabalhistas do SAERGS, Hermes Puricelli, falou sobre como foi estipulado o salário mínimo da categoria e o presidente do IAB RS, Rafael Passos, abordou a tabela de honorários. Mediados pelo presidente a ASBEA, Vicente Brandão, o público presente esclareceu dúvidas e também trocou relatos sobre os desafios da profissão.

O próximo Fórum das Entidades está previsto para acontecer em outubro, mês do Congresso Brasileiro de Arquitetos.

Crédito foto: Marcos Pereira

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*