Eventos

Trienal de Arquitetura e Urbanismo: confira o resumo do primeiro dia!

Lançamento do Centro de Memória CAU/RS foi um dos destaques da programação.

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

O primeiro dia da Trienal contou com dois eventos institucionais logo pela manhã, como a 21ª Reunião do Fórum de Presidentes e o 23º Seminário Regional da CED-CAU/BR, que abordou a ética no exercício profissional e o tema da Reserva Técnica.

Já o turno da tarde reservou espaço para a primeira de uma série de sessões temáticas. Realizado no Solar do IAB RS, o encontro tratou de acervos e direitos humanos, e foi uma prévia do que estava por vir: o lançamento do Centro de Memória CAU/RS e a palestra sobre conservação da documentação arquitetônica brasileira. Mas antes, o show de Elias Barboza Trio arrancou aplausos do público presente, representando a primeira atividade cultural da Trienal.

Antes de abrir a Trienal oficialmente, o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, agradeceu à equipe do Conselho, responsável pela organização do evento, e fez um breve resumo das atrações que estavam por vir. Entre os destaques, a palestra com a arquiteta e urbanista, apresentadora do programa Decora, no GNT, Stephanie Ribeiro. Ela faz sua apresentação na sexta-feira, dia 18, no Theatro São Pedro. “Precisamos levar a arquitetura a todos os palcos da sociedade”, lembrou Tiago, sobre a importância de ampliar o conhecimento a respeito do trabalho de arquitetos e urbanistas ser acessível para todos.

Os presentes puderam conferir, ainda, a abertura das exposições com os projetos vencedores do Concurso Iconicidades e as imagens vencedoras e menções honrosas do concurso “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul”, promovido pelo CAU/RS.

A primeira noite da Trienal foi encerrada com grande confraternização no Bar do IAB. Até sábado tem muito mais! Já garantiu sua vaga? Clique aqui e confira a programação completa.

Veja alguns registros do 1º dia da Trienal!

Fotos: Studio Feijão & Lentilha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo