Eventos

Sociedade de Engenharia elege nova diretoria com participação de arquitetos e urbanistas

Engenheiro e ex-deputado federal Luis Roberto Ponte assume presidência da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul aos 83 anos. Foto: CAU/RS

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) realizou nesta segunda-feira (19/06) a cerimônia comemorativa de seus 87 anos e posse da nova diretoria para o biênio 2017/2019 da entidade. O engenheiro Luis Roberto Ponte assumiu a presidência no lugar do engenheiro Nelson Kalil Moussalle. São vice-presidentes na nova gestão o arquiteto e urbanista José Guilherme Piccoli e o engenheiro Aloísio Milesi. O arquiteto e urbanista Joaquim Haas, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), assumiu posição no Conselho Deliberativo da SERGS.

A posse na SERGS fortalece o trabalho da presidência do CAU/RS que, desde o ano passado, busca entender a realidade das entidades de arquitetura do interior do Estado, em grande parte formada por arquitetos e engenheiros. Para Joaquim Haas, essa aproximação representa um fortalecimento das profissões que protagonizam a construção civil. “E essa troca promoverá avanços, crescimento e qualificação do setor”, comenta.

Engenheiro Luis Roberto Ponte entre os arquitetos e urbanistas Clóvis Ilgenfritz e Joaquim Haas. Foto: CAU/RS

Ponte, em seu discurso de posse, colocou a entidade à disposição da sociedade para produzir em prol do bem comum. “A engenharia está em todos os momentos da vida. Desde a hora em que saímos de casa até o retorno para o repouso. A Sociedade quer fomentar e continuar sendo protagonista dos grandes debates sobre engenharia e desenvolvimento do Estado, fazer cumprir seu papel sem ser inibida por corrupção e burocracia”, ressaltou. Ponte é ex-deputado federal e autor da Lei 8.666/93, que trata das contratações e licitações em obras públicas. Para o presidente da SERGS, as graves ocorrências de corrupção do país são consequência do não cumprimento dos dispositivos da Lei. “Se ela tivesse sido respeitada, nenhuma fraude teria acontecido”, complementa.

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul foi fundada em 10 de junho de 1930. Ao longo de sua existência, esteve presente em alguns dos principais momentos do Estado, como a criação da terceira faixa da Freeway, a travessia do Guaíba e a concepção do DAER e do CIENTEC, sempre em defesa de profissionais e empresas da área tecnológica, o que aproxima a entidade de todos os colaboradores da construção civil. Pelo menos nove arquitetos e urbanistas são dirigentes na nova gestão, além do vice-presidente Piccoli.

Estiveram presentes autoridades de Estado, como o governador, José Ivo Sartori, e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr, que discursaram em favor de parcerias entre entidades públicas e privadas para melhoria e investimento nas cidades. O arquiteto e urbanista Rafael Passos, presidente do IAB, e a arquiteta e urbanista Silvia Barakat, presidente da AAI, também acompanharam a posse.

Joaquim Haas e Clóvis Ilgenfritz, presidente e vice do CAU/RS, com o arquiteto e urbanista e vice-presidente eleito da SERGS, José Guilherme Piccoli (centro). Foto: CAU/RS

2 respostas

  1. O dr. Ponte é uma das figuras públicas mais respeitadas no nosso país, servindp de inspiração para as classes profissionais de arquitetos e engenheiros.

  2. Parabenizo a entidade por poder contar com o trabalho deste dinâmico profissional que tanto honra nosso Estado e nosso País

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo