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Seminário de Ensino e Formação debate os rumos do ensino superior e as Diretrizes Curriculares dos cursos de Arquitetura e Urbanismo

Andréa Vilella, coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, foi uma das convidadas e falou sobre a situação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Foto: CAU/RS

Nos dias 13 e 14 de maio, Porto Alegre sediou um grande encontro de coordenadores de curso de Arquitetura e Urbanismo, conselheiros do CAU e especialistas em educação e ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O Seminário de Ensino e Formação em Arquitetura e Urbanismo, promovido pela Comissão de Ensino e Formação (CEF) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), foi realizado na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) no Centro Histórico da capital gaúcha. A CEF do CAU/RS é formada pelos conselheiros Claudio Fischer (Coordenador), Rodrigo Spinelli (Coordenador Adjunto), Paulo Ricardo Bregatto e José Arthur Fell. Esta foi a 10ª edição do Seminário de Ensino e Formação do CAU/RS.

Na noite do dia 13, Paulo Speller, convidado especial, ministrou uma palestra para o público de 70 pessoas, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, com a mediação do conselheiro Paulo Ricardo Bregatto. Na palestra, Speller comentou sobre o contexto histórico da educação superior no Brasil. A primeira universidade brasileira não tem 100 anos – Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em comparação a outros países de colonização espanhola na América Latina, o Brasil está atrasado em termos de desenvolvimento educacional, segundo ele. “Há elementos que mostram, apesar da grandeza do Brasil, a não realização da nossa vocação para a liderança regional na área da educação. Chama a atenção que esta seja a realidade do nosso país”, comenta.

Paulo Speller já foi reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) por duas gestões e, recentemente, foi o primeiro brasileiro a ocupar a Secretaria Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). A organização Internacional tem escritórios em praticamente todos os países de língua espanhola e portuguesa. Sua experiência na OEI, o conhecimento adquirido sobre educação nesses país, foi compartilhado com o público formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e interessados no assunto.

Arquitetos e urbanistas Claudio Fischer, coordenador da CEF do CAU/RS, e Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS, com o palestrante da noite, Paulo Speller. Foto: CAU/RS

Atividades em grupo

Ao longo do dia, os participantes do Seminário se reuniram em Grupos de Trabalho para debater questões ao ensino de Arquitetura e Urbanismo. O trabalho foi mediado pelo Gerente de Planejamento do CAU/RS, Gelson Benatti. Todas as equipes debateram o ensino à distância (EaD) como ferramenta, além dos assuntos das mesas:

  • Avaliação dos formandos: possibilidade de residência e suas relações com Extensão Acadêmica, Escritório Modelo e Empresa Júnior; e papel das atividades de pesquisa e das atividades de extensão;
  • Proporção aluno x professor nas diversas atividades; ateliê e laboratórios; e avaliação dos cursos;
  • Trabalho Final de Graduação (TFG); e definições relacionadas ao estágio curricular;
  • Competências e habilidades x áreas de atuação.

Conforme explica o Gerente de Planejamento do CAU/RS, foi possível coletar contribuições para praticamente todos os artigos da proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que está sendo elaborada. “As sugestões serão sistematizadas e colocadas em uma nova redação do documento, que estará aberto para contribuições pelo período de duas semanas”. Os trabalhos foram feitos em grupos e todos tiveram a oportunidade de ver os artigos, mas nem todos contribuíram com todos os artigos.

“Depois das duas semanas de novas contribuições para as DCNs, vamos encaminhar para a Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR, que irá compilar as contribuições de todos os estados do Brasil e encaminhar ao Ministério da Educação uma proposta para as novas Diretrizes Curriculares”, explica.

Galeria de fotos

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