Eventos

Seminário reúne coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo em Porto Alegre

A Comissão de Ensino e Formação (CEF) do CAU/RS promoveu mais uma edição do Seminário que reúne coordenadores de cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro no CC100, em Porto Alegre.

Uma das pautas mais debatidas ao longo do encontro foi o ensino à distância (EaD). Durante o debate realizado após as colocações dos coordenadores de curso, constatou-se um momento de transição em termos de recursos tecnológicos e adaptação dos alunos e professores a estes recursos. O EaD, neste contexto, tem uma função de apoio às aulas presenciais, e não de substituição.

José Roberto Geraldine Jr., coordenador da CEF do CAU/BR, foi um dos participantes do evento. Foto: CAU/RS

O Fórum teve ainda a participação da convidada Michelle Sander, diretora da Perestroika. Ela falou sobre as tendências da arquitetura contemporânea, tema que já abordou em palestra no TedX. Michelle pontuou também questões sobre a estrutura da escola, que para ela, ainda no século XXI tem um padrão pedagógico ultrapassado. Conforme a gestora, é importante utilizar tanto a memória episódica como a semântica para construir um modelo de aprendizado mais atrativo para os estudantes. Confira aqui a fala completa. Este foi o oitavo evento da CEF do CAU/RS.

O evento foi conduzido pelos conselheiros da Comissão de Ensino e Formação – Luiz Antônio Veríssimo (Coordenador), Rinaldo Barbosa (Coornador Adjunto) e José Arthur Fell – e contou com a participação dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de 13 instituições: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  Universidade da Região da Campanha (URCAMP), Centro Universitário Metodista (IPA), Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Universidade do Vale do Taquari (Univates), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões (URI).

Michelle Sander, diretora da Perestroika. Foto: CAU/RS
Dinâmica proposta por Michelle integrou participantes do evento. Foto: CAU/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Pular para o conteúdo