Sem categoria

Seja um representante do CAU/RS no seu município e ajude a construir uma cidade melhor

Os profissionais são indicados pelo Conselho e atuam, geralmente, nas frentes de planejamento urbano, plano diretor, meio ambiente e patrimônio.

Ocupar espaços de referência e retomar o protagonismo de arquitetos e urbanistas na definição de políticas públicas para as cidades é um dos principais objetivos do grupo de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Trata-se da forma mais direta de intervenção de um Conselho Profissional na discussão e definição de políticas públicas nos municípios.

Representantes do CAU/RS são arquitetos e urbanistas indicados para atuar nos conselhos e comissões em funcionamento nos municípios. Estes colegiados prestam assessoramento e suporte para decisões de impacto nas cidades, geralmente relacionadas a questões que envolvem planejamento urbano, plano diretor e mobilidade, meio ambiente e patrimônio histórico e cultural.

Como são feitas as indicações?

A atual gestão do CAU/RS regulamentou o processo de indicações. A Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) informa a existência da vaga aos conselheiros do CAU/RS, que podem se candidatar para ocupá-la ou indicar outros arquitetos e urbanistas. Caso não haja indicação, as entidades do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo (CEAU) do CAU/RS – formado pelo IAB RS, AsBEA/RS, AAI Brasil/RS, SAERGS e FeNEA – são convidadas a indicar nomes. Em último caso, o presidente define o nome do profissional.

A função de representação não é remunerada, ou seja, o profissional indicado, ou o que se candidatar à vaga, deverá estar ciente do tempo necessário para desempenhar a atividade. O mandato é determinado pela legislação municipal que criou o conselho onde o CAU/RS terá representação.

Quero me candidatar! O que devo fazer?

Em primeiro lugar, é importante saber se o município possui vaga para o CAU/RS na comissão ou conselho municipal e se a vaga está ocupada ou em aberto. Recomenda-se entrar em contato com a Chefia de Gabinete do CAU/RS, pelo e-mail gabinete@caurs.gov.br ou WhatsApp (51) 99148-8591, para informar a situação e a existência da vaga.

A CPUA do CAU/RS tomará as providências cabíveis para suprir a falta de representação. Se o próprio profissional desejar ocupar a vaga em questão, pode manifestar interesse no contato com o Gabinete.

Encontro de representantes

O arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva, presidente do CAU/RS, destaca a importância das representações para a categoria profissional como um resgate do protagonismo. “Nós queremos que os arquitetos e urbanistas voltem a ocupar espaços de referência na elaboração de políticas públicas. Além disso, esperamos que as administrações tomem consciência da importância do trabalho de arquitetos e urbanistas e os queiram por perto para auxiliá-los”, disse.

O ano de 2018 foi o que mais teve profissionais indicados para ocupar cargos de representação do Conselho dos municípios. No total, já são cerca de 40. No dia 6 de maio, haverá uma reunião com todos os representantes do CAU nos conselhos municipais para alinhar processos e aproximar ainda mais estes profissionais, que desempenham função tão importante nas suas cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo