CAU Mais Perto

Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Ivoti e Carlos Barbosa são destinos do CAU Mais Perto

Casa do Imigrante em São Leopoldo. Crédito: Divulgação

Quatro cidades do interior do estado receberão, nesta semana, a equipe do CAU Mais Perto.  Os arquitetos e urbanistas do Vale dos Sinos e da região da Serra Gaúcha poderão ter acesso, em suas cidades, ao atendimento e serviços prestados na sede do conselho profissional em Porto Alegre. Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Ivoti e Carlos Barbosa são os quatro destinos da semana.

O CAU Mais Perto é o programa de atendimento aos arquitetos e urbanistas e fiscalização do CAU/RS no interior do estado. O programa contempla todas as cidades e regiões. Além dos serviços prestados na sede do Conselho em Porto Alegre, será possível aos recém-graduados a realização da coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Profissional mediante registro no SICCAU e apresentação do Diploma de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Sapucaia do Sul

  • Dia: 26/06/2017, segunda-feira
  • Horário: das 10h30 às 12h e das 13h às 16h
  • Local: Prefeitura Municipal (Av. Leônidas de Souza, 1289)

São Leopoldo

  • Dia: 27/06/2017, terça-feira
  • Horário: das 10h30 às 12h e das 13h às 16h
  • Local: AEA – Associação dos Arquitetos e Urbanistas e Engenheiros do Vale dos Sinos (R. São Paulo, 994)

Ivoti

  • Dia: 28/06/2017, quarta-feira
  • Horário: das 10h30 às 12h e das 13h às 16h
  • Local: Prefeitura Municipal (Av. Presidente Lucena, 3527)

Carlos Barbosa

  • Dia: 29/06/2017, quinta-feira
  • Horário: das 10h30 às 15h
  • Local: Unidade Móvel CAU Mais Perto – Praça da Estação (R. Buarque de Macedo esquina com a R. Rio Branco)

A coleta biométrica para emissão de carteira só será realizada em profissionais graduados mediante registro definitivo no SICCAU, com apresentação do Diploma de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Sobre as cidades

Parque da Estação em Carlos Barbosa. Crédito: Divulgação

Assim como diversos municípios do Rio Grande do Sul, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Ivoti e Carlos Barbosa são cidades de colonização alemã e portuguesa que carregam fortes traços desta cultura em seus costumes ainda hoje.

Sapucaia do Sul e São Leopoldo, pertencentes ao Vale do Rio dos Sinos, na região metropolitana de Porto Alegre, têm populações maiores, com respectivamente cerca de 138 mil e 229 mil habitantes. O Vale dos Sinos tem sua economia baseada majoritariamente na indústria de metal, siderurgia, couro e serviços, além de ter grande concentração de instituições de ensino técnico e superior.

A cidade de Sapucaia do Sul se originou ainda no século XVIII, com a chegada e instalação de portugueses e açorianos na Fazenda Sapucaia. A autonomia do município, porém, só foi conquistada no ano de 1961, quando o então governador Leonel Brizola decretou sua emancipação. Sapucaia do Sul abriga também o maior parque zoológico do estado.

São Leopoldo, município de maiores proporções, é conhecido como o berço da colonização alemã, tem sua fundação datada em 1824 e o 9º maior PIB do estado.  As atrações turísticas da cidade têm muita relação com a cultura trazida pelos imigrantes de origem germânica. O Museu do Trem, a Casa do Imigrante, a Praça XX de Setembro e a Igreja Matriz de São Leopoldo são alguns destaques da arquitetura e urbanismo da região.

Ivoti e Carlos Barbosa, municípios da região da Serra Gaúcha, têm populações de menores proporções – cerca de 20 mil e 27 mil habitantes, respectivamente -, e colonização alemã. Ivoti tem sua economia baseada na indústria de alimentos, rações e sucos, e produção de hortifrutigranjeiros, flores e laticínios. Conhecida como cidade das flores, título que recebeu por causa do seu antigo nome, “Bom Jardim”, Ivoti é marcada por características da cultura japonesa, além da alemã. Os destaques turísticos da região são o núcleo de casas enxaimel, o Memorial da Colônia Japonesa e o Museu Municipal.

Carlos Barbosa, por sua vez, é constituído por uma população de origem italiana, além de alemã. Foram os italianos, chegados em torno de 1870 na região, que propiciaram o maior desenvolvimento do município. A fundação oficial de Carlos Barbosa se deu somente em 1959, também por decreto do ex-governador Leonel Brizola. Carlos Barbosa foi líder no último levantamento de desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Sul. Os locais de destaque em termos de arquitetura e urbanismo e interesse turístico são a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, o Parque da Estação Ferroviária, a Casa do Artesanato e o Morro do Diabo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Atendimento presencial em Santiago e região

Atendimento presencial em Santa Rosa

Atendimento presencial em Nova Prata e Serafina Corrêa

Pular para o conteúdo