Eventos

SAERGS promove oficina sobre Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Movimentos Populares

Evento acontece nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) promove a oficina “Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) e os Movimentos Populares”. O encontro, que conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), ocorrerá nesta quinta-feira (06/06), das 13h às 18h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

Durante o evento, serão realizadas duas mesas de discussões pautadas em experiências de habitação de interesse social. De acordo com a presidente do SAERGS, Maria Teresa Peres de Souza, a atuação de arquitetos e urbanistas junto aos movimentos sociais é uma das formas de aplicação da lei de ATHIS, tanto via recursos públicos, como atuação direta junto às famílias que necessitam do atendimento. “A lei de ATHIS já existe há dez anos e nossos seminários têm o intuito de colaborar com a divulgação da lei e sua implementação em suas várias formas”, destaca.

A diretora do SAERGS, Karla Moroso, explica que o evento proporcionará uma leitura sobre a atuação de arquitetos e urbanistas sob a perspectiva de quem demanda o serviço. “É importante destacar que são movimentos sociais que trazem experiências que abordam muito mais do que a conquista da moradia – vista como uma unidade habitacional. São projetos que trazem no seu ‘DNA’ o debate sobre os vazios urbanos, os prédios ociosos e a moradia popular em área central, um tema central para a se garantir cidades mais justas”, argumenta.

Essa oficina é um dos três momentos escolhidos pelo Sindicato, no primeiro semestre, para debater o tema ATHIS. O primeiro focou na Habitação de Interesse Social sob o ponto de vista dos profissionais, em palestras já realizadas no interior do Estado. O segundo debaterá a ATHIS sob o ponto de vista dos movimentos sociais (oficina do dia 06/06), e o terceiro momento, com data a confirmar, abordará o tema sob o ponto de vista do Poder Público. “Essas três perspectivas são as pontas a serem articuladas para a promoção da Assistência Técnica, visto que são os três atores implicados diretamente na ação de ATHIS”, salienta Karla. De acordo com ela, o objetivo é proporcionar o encontro entre os interessados na temática, expondo experiências, desafios e possibilidades de trabalho para o arquiteto e urbanista (principal profissional implicado), para o Poder Púbico (potencial agente promotor) e para os movimentos sociais (potencial agente articulador e organizador da demanda). “É importante salientar que, antes de ser uma possibilidade de trabalho para arquitetos e urbanistas, a ATHIS é um direito. E, como tal, deve ser garantido pelo Estado através das políticas públicas”, frisa Karla.

#AnotaAí

Oficina: Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e Movimentos Populares

  • Dia: 06/06/2019 – quinta-feira
  • Horário: das 13h às 18h
  • Local: Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Pular para o conteúdo