Sem categoria

Saergs debate Novas Morfologias do Trabalho em Arquitetura

Na tentativa de ouvir o que pensam os profissionais e de formular algumas hipóteses para o futuro da categoria, o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) promove nesta terça-feira (13/10) a live “Novas Morfologias do Trabalho na Arquitetura e Urbanismo”. O evento virtual integra a programação do Fórum Saergs no Mundo do Trabalho. A transmissão ocorre as 19h pelo Youtube e Facebook.

Participam do debate a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, o vice-presidente do Instituto dos Arquitetos (IAB/Departamento Federal), Rafael Passos, e o professor na faculdade São Judas Tadeu de São Paulo, Marco Gonsales. Mediador do debate, Medeiros recorda que a indústria da construção civil iniciou-se pela mãos dos profissionais sendo, aos poucos, dominada pelo sistema financeiro e pelo capital que, hoje, explora a capacidade técnicas de arquitetos e engenheiros em prol da especulação imobiliária. “Queremos debater a essência que guia nossas carreiras. Será que somos profissionais liberais porque essa é nossa vocação ou porque nos obrigaram a ser?”, questiona.

Adiantando um pouco dos que os seguidores do Saergs verão esta semana, Medeiros desafia arquitetos e urbanistas a unirem-se ao sindicato para refletir sobre “um novo jeito de pensar a arquitetura”. O debate ainda deve abordar os impactos da Lei da Terceirização (Lei 3429), da Reforma Trabalhista e da própria pandemia de Covid-19 na lógica do trabalho o Brasil. “Vemos, ao longo dos anos, uma vertiginosa lógica neoliberal se instalando em várias esferas. Com as reformas trabalhista e previdenciária e a pandemia, nossos direitos ficaram à míngua. É hora de conhecer as arenas, os protagonistas e decidir em que lugar os profissionais querem atuar”, afirma.

#AnotaAí:

Live: Novas Morfologias do Trabalho na Arquitetura e Urbanismo

  • Data: 13 de outubro (terça-feira)
  • Hora: 19h
  • Local: Youtube e Facebook do Saergs

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo