Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Resgate da atuação do CAU/RS junto ao CAU/BR em 2019 e os desafios em 2020

Resgate da atuação do CAU/RS junto ao CAU/BR em 2019 e os desafios em 2020

Conselheiro Federal do CAU/RS, Ednezer Flores | Foto: Arquivo pessoal

Frente a um novo ano que já começou – e com ele novos desafios e conquistas – é também o momento de refletir sobre ações realizadas nos últimos meses. O Conselheiro Federal eleito pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), Ednezer Rodrigues Flores, elenca as atividades do Conselho gaúcho junto ao CAU/BRe os avanços obtidos tanto no âmbito federal quanto no estadual.

“O Conselheiro Ednezer tem sido incansável na apresentação e defesa das demandas do CAU/RS ao plenário e comissões do CAU/BR, principalmente as nossas propostas de melhorias para a fiscalização e atendimento, além de ações de qualificação das normativas gerais do Conselho para sua maior eficiência e transparência”, declarou o presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva.

Leia na íntegra a mensagem do Conselheiro Ednezer Rodrigues Flores:

Nossa Atuação no CAU/BR em 2019

Tendo iniciado um ano que promete ser marcante e histórico para nossa arquitetura e urbanismo, face o 27º Congresso Mundial de Arquitetos no mês de julho, na cidade do Rio de Janeiro, não posso deixar de registrar, mesmo com atraso, meu desejo que tenhamos um ano promissor em nossas atividades profissionais, pessoais e institucionais, para que possamos ainda termos a esperança de estarmos vivendo e ajudando a diminuir as desigualdades sociais, o déficit habitacional, a precarização do mercado de trabalho e a tentativa maléfica de exterminar nossas instituições profissionais, em prol de uma falsa argumentação de “liberação de mercado” dito por quem não quer ver uma sociedade igualitária, desenvolvida, respeitosa e em condições de solidificar em nosso País uma infraestrutura a altura de nossa extensão territorial.

No que tange ao ano que vivenciamos, 2019, também ficará registrado na nossa história, como sendo um ano de perdas e ganhos, pois ter o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA) em nossa cidade, Porto Alegre, também é um marco para nós arquitetos e urbanistas e foi uma oportunidade de nós, membros do CAU/BR, estarmos juntos com os demais colegas compartilhando experiências e divulgarmos nossas ações no sistema autárquico que regula a nossa profissão. Também neste ano, perdemos de continuarmos convivendo com muitos colegas, heróis da nossa arquitetura, os quais não citarei nomes aqui, pois o reconhecimento destes em nossas vidas, fizemos no momento certo e o legado de cada um está registrado na história da arquitetura gaúcha e brasileira.

No âmbito do CAU/BR, o ano de 2019 foi movimentado, pois além de nossas atividades ditas “normais”, tivemos a experiência de ajudarmos na construção de ações estratégicas que impedissem os arquitetos, urbanistas e paisagistas, de serem desprestigiados perante a sociedade brasileira, combatendo no âmbito do Congresso Nacional Brasileiro (Câmara dos Deputados) ações que ainda tentam reduzir a força e legitimidade de nossa Lei Federal No. 12.378/10, que regula nossa atividade profissional ou da Resolução No. 51, do CAU/BR, que trata de nossas atribuições, ou ainda, de tentativas de extinguir os conselhos federais, que regulam tantas profissões importantes para a nossa sociedade.

Entre as atividades ditas “normais”, ressalto nossa atuação na Comissão Eleitoral Nacional (CEN), contribuindo na construção e conclusão do Regimento Eleitoral Nacional, atualmente em fase de construção em um sistema informatizado, para que se torne uma ferramenta de fácil uso e aplicação no nosso processo eleitoral que se dará no final deste ano.
Na Comissão de Administração e Organização (COA), atuamos em diversas ações, pois organizar um conselho novo, como é o nosso, sem dúvida é um grande desafio, devido ao fato de estarmos presentes em todos os estados brasileiros, com características diversas de um território continental. Entre tantas ações, ajudar na reconfiguração do novo organograma do CAU/BR, vejo como de extrema importância, visando assim, solucionar entraves de demandas da categoria e dos CAU/UF, às vezes represadas no CAU/BR.

Ainda no âmbito da COA, atuamos em 2019, em definir resoluções internas para o melhor funcionamento do sistema, regrando procedimentos administrativos necessários e compatíveis com a natureza jurídica do CAU, por ser um órgão público da administração indireta do governo federal na atividade de autarquia pública, que tem por finalidade a regulação de nossa profissão, bem como de auxiliar as demais comissões integrantes do sistema em ações diversas como a criação da RRT Social, de fomento ao programa da ATHIS, de barrar a implantação do EAD que vem sendo imposto para a sociedade, da busca de integração e interação com profissionais de outros países, na melhoria dos processos de fiscalização inteligente, na implantação do Refis e parcelamento das anuidades e nas adequações das condições de trabalho de nossos colaboradores, no incentivo nas comissões de gênero, fiscalização e harmonização, são alguns destaques em que ajudamos a implementar no ano de 2019.

Finalizo, repetindo o que manifestei no início de 2019, ressaltando nossa sintonia política com a atual gestão do CAU/RS, pois fomos eleitos com os mesmos princípios e plataforma de gestão, trabalhando para concretizarmos nosso lema de “fazer e realizar”, tanto na esfera estadual como na esfera federal, onde atuo de forma mais direta, e que nos fortalece para irmos em frente, independente dos desafios apresentados e que contamos com a participação de todas e de todos os colegas para que junto façamos cada vez mais por nossa arquitetura e urbanismo.

Por fim, entendo que ajudamos a fazer e realizamos algumas tarefas, mas não o suficiente ainda para atingirmos metas importantes do nosso sistema e que atenda as expectativas da categoria, mas vejo que muito avançamos, no âmbito federal e mais ainda no âmbito estadual. Obrigado pelo voto de confiança e de poder representar a todos os colegas no CAU/BR, honraria que me orgulha e que tento fazer jus em cada atuação.

Que venha 2020 e que seja um excelente ano a todos nós, que nossas batalhas e desafios sejam de aprendizados e êxitos.

Ednezer Rodrigues Flores
Arquiteto e Urbanista
Conselheiro Federal do Rio Grande do Sul no CAU/BR

 

 

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*