Sem categoria

Contra a COVID-19: participe do Mapa de Redes Colaborativas

A Rede de Urbanistas Contra o Corona é uma mobilização nacional e, no Rio Grande do Sul, tem o apoio do CAU/RS, IAB RS e Saergs. 

O que é?

O grupo nasceu com o propósito de pensar e produzir soluções emergenciais para garantir equidade social e espacial nos espaços periféricos, diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). A Urbanistas Contra o Corona é uma rede autônoma de pessoas, as quais definem os princípios e objetivos da rede. A principal diretriz, neste momento, é a luta e mobilização pelo desejo da vida em meio a urgência.

 

Quem pode participar?

A iniciativa é aberta todos! Além de arquitetos e urbanistas, profissionais e estudantes de todas as áreas, além de voluntários, são bem-vindos!

 

Como participar?

Você pode fazer parte deste movimento de diversas maneiras. Fique por dentro das ações:

 

  • Divulgar amplamente o formulário de cadastro de doadores, fontes de recurso para alívio às comunidades e voluntários no WhatsApp e redes sociais. Clique aqui e saiba como.

 

 

  • Compartilhe iniciativas e resultados

Divulgue as ações que estão acontecendo acontecendo perto de você e em outros estados para inspirar ou mesmo ser replicado pela rede em outras cidades. Clique para acessar o mapa de doações no RS. Você pode indicar as iniciativas que conhece ou também montar um núcleo na sua região. Para mais inforomações, entre em contato pelo e-mail covid19.urbanismo.rs@gmail.com

 

Há outras ações planejadas?

Sim! Enquanto os voluntários se integram à iniciativa, você pode ajudar a implementar as seguintes ações:

 

  • Mapear infraestrutura emergencial existente

Localizar pontos de interesse como hospitais, postos de saúde, etc. Mapear, também, locais que agora não estão sendo usados e que poderiam ser transformados em locais de atendimento ou casas de isolamento (exemplo: ginásios, escolas, centros comunitários).

 

  • Mapear espaços livres

Para a construção de postos avançados dentro dos territórios (exemplo: instalação de cozinha comunitária, ponto de entrega de alimentos, postos de vacinação).

 

Saiba mais

Para realizar doações, veja o mapa das instituições que estão recebendo.

Para conhecer a rede nacional #UrbanistasContraCorona, clique aqui ou acesse o blog Urbanistas Contra o Corona.

Além disso, para ficar por dentro das notícias do #UrbanistasContraCorona no Rio Grande do Sul, solicite acesso para participar do grupo no WhatsApp.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo