Sem categoria

Projetos do Morar Sustentável serão apresentados aos moradores do Assentamento 20 de Novembro

Iniciativa conta com patrocínio do CAU/RS.

Assentamento 20 de Novembro | Foto: Carolina Jardine

Neste domingo (03/11), os projetos desenvolvidos pelo Morar Sustentável, iniciativa do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs) que propõe benfeitorias que garantem uso consciente dos recursos naturais, serão apresentados aos moradores da Assentamento 20 de Novembro, em Porto Alegre. Na ocasião, estarão representantes do Saergs, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), do escritório AH! Arquitetura Humana e do arquiteto e urbanista Evandro Medeiros, responsável pelos projetos complementares relativos à sustentabilidade.

O trabalho desenvolvido pelo Saergs integra projeto elétrico com base em placas fotovoltaicas, luminotécnico, cisterna de água, piso elevado e a impermeabilização do terraço. As demandas foram projetadas a partir do diagnóstico realizado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o arquiteto e urbanista Márcio D´Ávila. Segundo a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, o projeto aposta na integração dos moradores com o espaço e na melhora da qualidade de vida das pessoas.

“Para dar andamento à proposta, fizemos um estudo de viabilidade para usar a cisterna, por exemplo, que irá captar a água da chuva para ser utilizada pelos moradores antes de ser levada à rede pública. O mesmo foi feito com os demais elementos do projeto”, explica Evandro Medeiros. Para o arquiteto e urbanista, a participação dos moradores do 20 de Novembro é a chave para que as ações deem certo. “Eu me preocupo em como eles irão compreender, como irão interagir com os elementos. Não é só questão de acabamento, é consistência”, afirma Medeiros, destacando que a humanização da informação é necessária para que os moradores se beneficiem integralmente do que foi projetado.

Sobre o Morar Sustentável

Em desenvolvimento desde junho de 2018, o Morar Sustentável tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e conta com projeto arquitetônico do escritório AH! Arquitetura Humana, elaborado pelo Minha Casa Minha Vida Entidades.

 

MAIS SOBRE: SAERGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo