Oportunidade

Projetos de habitação social patrocinados pelo CAU/RS irão beneficiar dezenas de famílias gaúchas de baixa renda

Será realizada nesta quarta-feira (29/08) uma importante palestra sobre os desafios e as oportunidades em Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) dentro da programação da Semana Acadêmica do Centro de Artes e Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O assunto é parte de um dos grandes projetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que destina 2% de sua receita anual para investimento em projetos de habitação social.

A palestra ministrada pelo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), arquiteto e urbanista Rafael Pavan dos Passos, abordou o trabalho desenvolvido pela Comissão Temporária de ATHIS do CAU/RS. Passos é membro da Comissão, ao lado dos conselheiros Clovis Ilgenfritz da Silva (coordenador), Raquel Rhoden Bresolin (coordenadora adjunta), Ana Rosa Sulzbach Cé e da presidente do SAERGS, arquiteta e urbanista Maria Tereza Peres de Souza, com participação do presidente do CAU/RS, arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva.

Tanto o IAB RS quanto o SAERGS foram contemplados com o mais recente edital de Assistência Técnica publicado pelo CAU/RS. As entidades apoiaram diferentes projetos de habitação social, um em São Leopoldo e o outro em Porto Alegre. São demandas distintas que terão o patrocínio do Conselho a partir da organização e do trabalho das entidades e seus parceiros.

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM SÃO LEOPOLDO

Ocupação Cerâmica Anita em São Leopoldo. Foto: Divulgação

O projeto inscrito pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) visa a regularização fundiária da Ocupação Cerâmica Anita, localizada no bairro Vicentina, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em julho deste ano foi assinado o termo de cooperação técnica entre o IAB RS, a Prefeitura Municipal e a Unisinos. Em março, a Secretaria da Habitação (Semhab) e a universidade iniciaram o levantamento para fazer a planta dos lotes. O IAB RS, por sua vez, fará os projetos das casas da ocupação Cerâmica Anita, a partir da verba do edital do CAU/RS.

Uma equipe técnica de arquitetos e urbanistas está sendo formada junto ao IAB RS para dar andamento aos projetos de nova edificação ou reforma da Ocupação Cerâmica Anita. Interessados devem enviar a documentação exigida para o e-mail athis@iabrs.org.br até às 18h do dia 31 de agosto. Clique aqui para mais informações.

A líder comunitária Cleusa Lagemann lembrou que há dois anos as famílias viviam atormentadas com a possibilidade de despejo, mas o quadro mudou completamente. “Abre uma oportunidade. O projeto coloca na vida real um sonho que estava na nossa cabeça, que é o de ter a nossa casa”.

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM PORTO ALEGRE

Assentamento 20 de Novembro em Porto Alegre. Foto: CAU/RS
Projeto do AH! Arquitetura Humana para o Assentamento 20 de Novembro. Foto: Divulgação

O projeto Morar Sustentável inscrito pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) visa revitalizar o Assentamento 20 de Novembro, localizado no bairro Floresta, em Porto Alegre. O plano para realizar o diagnóstico da área e definir as intervenções de sustentabilidade social foi assinado em junho.

O SAERGS promove encontros regulares com as 17 famílias que moram no local para apresentar e debater propostas viáveis de sustentabilidade. Também estão previstas vistorias e visitas técnicas para elaborar de forma conjunta o projeto final. Para Maria Teresa Peres de Souza, presidente do SAERGS, o recurso disponibilizado pelo CAU/RS é uma das poucas alternativas existentes voltadas à assistência técnica.

De acordo com a beneficiária e coordenadora do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Ceniriani Vargas da Silva, as expectativas para o início das obras de revitalização do assentamento são grandes. “Não é só um projeto arquitetônico ou de sustentabilidade ambiental. É uma luta de muitos anos”, disse Ceniriani, que destacou o contexto político enfrentado pelo país, o que torna a conquista ainda mais significativa. “A gente fica muito satisfeito de ter uma equipe técnica para concretizar o nosso sonho”, finalizou.

 

2 respostas

  1. A MORADIA É APENAS O ACESSO A UMA VIDA DIGNA. PORÉM, TÃO IMPORTANTE E INDISPENSÁVEL É A ORIENTAÇÃO QUANTO AO CONVÍVIO E A MANUTENÇÃO DE SEU HABITAT, OFERECENDO A INSERÇÃO SOCIAL A SEUS MORADORES.

  2. Parabéns ao CAU, aos que tiveram a iniciativa e todos os apoiadores desta causa urgente, pois fazemos parte do todo e de suas leis, e somente voltando-nos aos “pequeninos” poderemos, com a ALAVANCA de ARQUIMÉDES, mover o (nosso) UNIVERSO:

    -DÊ-ME UMA ALAVANCA E MOVEREI O UNIVERSO”, Arquimédes.

    PARABÉNS !
    grata e paz, Lia Colombo Veit,
    Arquiteta e Urbanista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo