Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Guia ConectaLAB para orientar o acesso à água vai ser aplicado em Porto Alegre

Guia ConectaLAB para orientar o acesso à água vai ser aplicado em Porto Alegre

Print Friendly, PDF & Email

Projeto produzido para mobilização popular tem patrocínio do CAU/RS.

A experiência do ConectaLAB – Laboratório virtual de soluções para abastecimento de água, realizado no segundo semestre de 2020, produziu diferentes resultados. Entre eles, está o Guia ConectaLAB – orientações para o acesso à água, que contém diretrizes para abordar a urgência do acesso à água a partir de uma visão comunitária e de construção de alianças institucionais para buscar soluções permanentes.

O projeto conta com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e tem o objetivo de fortalecer a mobilização popular e comunitária para construir o acesso universal à água e difundir princípios do Direito à Cidade através de ferramentas de Pedagogia Urbana. O Guia será aplicado em três localidades de Porto Alegre: as comunidades São Borja, Ilha do Pavão e Vila Pedreira.

O ConectaLAB é uma parceria do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e do coletivo TransLAB.URB, com recursos do Ponto de Cultura Solar do IAB RS via Edital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Cultura.

Mapa de localização das comunidades dentro do Município de Porto Alegre.

 

As ações diretas nos territórios buscam:

  • Orientar a construção coletiva de estratégias para as questões relacionadas ao acesso à água;
  • Estimular a geração de autonomia para a solução de problemas comunitários;
  • Capacitar agentes comunitários para identificar possíveis alianças;
  • Fazer a mediação entre os diferentes agentes envolvidos;
  • Oferecer consultorias jurídica e administrativo-financeira para a organização comunitária local.

Esta iniciativa deseja reaproximar as comunidades e as equipes técnicas, retomando um papel de relevância social da Arquitetura e Urbanismo dentro das realidades mais precárias. Além disso, um dos objetivos é propor uma atuação conjunta com profissionais de outras áreas, incentivando a transdisciplinaridade para lidar com a complexidade das cidades e o histórico problema estrutural da falta de acesso à água, principalmente nos bairros menos assistidos pela Administração Pública e demais setores da sociedade.

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*