Eventos

Primeiro Seminário da CEP do CAU/RS tem sucesso de público em Porto Alegre

Ocorreu na última sexta-feira (1º/07) o primeiro evento da Comissão de Exercício Profissional (CEP) do CAU/RS no Hotel Everest em Porto Alegre. O Seminário “Fiscalização em Cooperação com Órgãos Públicos” foi das 8h às 17h30 promovendo o debate sobre temas relacionados ao cotidiano profissional de arquitetos e urbanistas que atuam em instituições públicas.

Participaram da mesa de abertura Carlos Eduardo Mesquita Pedone, coordenador da CEP do CAU/RS; Hugo Seguchi, coordenador da CEP do CAU/BR; a Conselheira Federal do CAU/BR eleita pelo CAU/RS, Gislaine Saibro; o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Luiz Carlos Folador; e o Secretário de Urbanismo de Caxias do Sul, Rafael Toigo. Os convidados comentaram sobre o ineditismo do evento. “Este evento é pioneiro. É o primeiro Seminário sobre o tema que acontece no país”, destacou a conselheira Gislaine.

Hugo Seguchi, Luiz Carlos Folador, Gislaine Saibro, Rafael Toigo e Carlos Eduardo Mesquita Pedone.

Logo após, a CEP deu início a primeira palestra que, além de contar com a presença do conselheiro e coordenador Pedone, teve a participação da coordenadora adjunta da Comissão, Silvia Barakat, e do coordenador da CEP do CAU/BR, Hugo Seguchi. Na oportunidade, foram apresentados números referentes à Fiscalização do Conselho no Rio Grande do Sul, desde quantidade de denúncias recebidas até dados relacionados às visitas realizadas pelos Agentes no interior do estado.

“Os Agentes de Fiscalização do CAU, diferente do que acontecia no CREA, são arquitetos e urbanistas e isso é muito bom, porque o nível de conversa é outro. Ao mesmo tempo, temos um número reduzido de fiscais, então precisamos dessa cooperação, prevista na nossa Lei, com os órgãos públicos, como já temos feito com o Ministério Público e a Junta Comercial. Agora buscamos esse diálogo com as prefeituras”, ressaltou Pedone.

Apresentação da Comissão de Exercício Profissional.
Hugo Seguchi, Conselheiro Pedone e Conselheira Silvia na presentação da Comissão de Exercício Profissional.

Na sequência, Rodrigo Jaroseski, Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS, apresentou o programa CAU Mais Perto e Eduardo Jaeger, da Prefeitura de Sapiranga, tratou de aprovação de projetos nas prefeituras. As arquitetas e urbanistas Melina Greff Lai e Marina Leivas Proto, analistas da nível superior do CAU/RS, encerraram a programação da manhã comentando sobre as diferentes modalidades de RRT.

Marina Leivas Proto, Melina Greff Lai e Rodrigo Jaroseski.

A tarde começou com um grande momento para debate de diferentes assuntos. Os Agentes de Fiscalização do CAU/RS Andréa Pinheiro, Cássio Lorensini, Karla Riet e Raquel Oliveira apresentaram o Termo de Cooperação Técnica aos profissionais, também comentaram sobre a fiscalização de editais de concursos e licitações, IGEO e Planos Diretores.

Agentes de Fiscalização do CAU/RS e Conselheiro Pedone, coordenador da CEP do CAU/RS, ao centro.

O evento encerrou com a fala de Paulo Rogério de Mori, da Gerência de Uso do Solo da Secretaria Municipal do Urbanismo de Caxias do Sul, sobre o programa Regulariza Caxias. Segundo Mori, o programa dispõe sobre as normas e parâmetros gerais para a adequação dos parcelamentos irregulares ao planejamento urbano e tem como objetivo promover a regularização fundiária plena. É um conjunto de medidas que visam a regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Paulo Rogério de Mori, da Gerência de Uso do Solo da Secretaria Municipal do Urbanismo de Caxias do Sul, e Eduardo Jaeger, da Prefeitura de Sapiranga.

O Seminário da CEP do CAU/RS reuniu 105 profissionais, em sua maioria arquitetos e urbanistas que atuam em órgãos públicos. Destaca-se, inclusive, uma parcela do público de ativos e inativos – aposentados – do mercado. Engenheiros também estiveram entre os participantes.

O tema abordado no evento – “Fiscalização em Cooperação com Órgãos Públicos” – foi elogiado pelo público. Para Erika Kupac Vianna, arquiteta e urbanista da Prefeitura de Porto Alegre que atua com aprovação de projetos, o evento foi fundamental para “suprir uma demanda reprimida dos profissionais que atuam como agentes públicos. Ele subsidia e estimula o debate para que a atuação no dia a dia do nosso trabalho seja mais reflexiva”.

Cibeli Silva do Carmo, da Secretaria de Obras do Rio Grande do Sul, comentou os benefícios do evento. “Quando entramos no mercado é só de trabalho e trabalho. Nós acabamos perdendo alguns conteúdos e conhecimentos que são importantes”. Assim, o Seminário atua também como forma de melhor instrumentalizar os profissionais.

“Chamou a atenção o nível dos palestrantes. Eles colocaram muito bem os itens apresentados. Eventos como este agregam mais conhecimento para os arquitetos e urbanistas no dia a dia da profissão”, finalizou Cibele.

Auditório lotado no Hotel Everest em Porto Alegre.

Transmissão na Rádio Arquitetura

A Rádio Arquitetura instalou-se no Salão Duque de Caxias – acima do auditório onde ocorria o evento – e acompanhou o evento do início da manhã ao fim de tarde no Hotel Everest. Alexandre Sebold, locutor e programador, e Gabriela Belnhak, jornalista do CAU/RS, com o suporte de João Pedro Mello, receberam os convidados para um bate-papo descontraído sobre o tema abordado e comentários do evento após cada fala.

Participaram da programação do evento na Rádio Arquitetura:

  • Carlos Eduardo Mesquita Pedone, coordenador da CEP do CAU/RS;
  • Gislaine Saibro, Conselheira Federal do CAU/BR;
  • Rodrigo Jaroseski, Gerente de Atendimento e Fiscalização do CAU/RS;
  • Hugo Seguchi, coordenador da CEP do CAU/BR;
  • Eduardo Jaeger, arquiteto e urbanista da Prefeitura de Sapiranga;
  • Melina Greff Lai e Marina Leivas Proto, arquitetas e urbanistas analistas da nível superior do CAU/RS;
  • Silvia Barakat e Oritz Adriano Adams de Campos, conselheiros da CEP do CAU/RS; e
  • Paulo Rogério de Mori, arquiteto e urbanista da Gerência de Uso do Solo da Secretaria Municipal do Urbanismo de Caxias do Sul.

A CEP do CAU/RS agradece a todos pelo envolvimento com este primeiro Seminário e informa que o segundo evento da Comissão será realizado ainda no segundo semestre do ano e voltado para toda a categoria de arquitetos e urbanistas do Estado.

Apresentações

Clique no link para acessar as apresentações exibidas em cada palestra:

  1. Atividades da CEP do CAU/RS
  2. RRT (Marina Leivas Protto e Melina Greff Lai)
  3. Aprovação de Projetos (Eduardo Jaeger)
  4. CAU Mais Perto (Rodrigo Jaroseski)
  5. Ações de Fiscalização do CAU/RS
  6. Programa Regulariza Caxias (Paulo Rogério de Mori)

Galeria

Clique na foto para ampliar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Seminário ATHIS e as necessidades habitacionais no Rio Grande do Sul

Software Livre: 1º Seminário Solare está com inscrições abertas!

Livro celebra os 80 anos da Praça Internacional, na fronteira entre Brasil e Uruguai

Pular para o conteúdo