Oportunidade

Participe do 1º Encontro Regional de Sindicatos de Arquitetura e Urbanismo

Promovido pela FNA, evento híbrido ocorre nos dias 8 e 9 abril, em Porto Alegre.

O Encontro Regional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ERSA) acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, de forma híbrida, em Porto Alegre. O evento, promovido pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), reúne o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul (Saergs), o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (Sasc) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (Sindarq-PR). O objetivo é trazer as experiências das antigas e atuais gestões e discutir processos administrativos, jurídicos e o fluxo operacional pelo fortalecimento do movimento sindical. A programação é aberta a dirigentes, ex-dirigentes e associados e é possível realizar as inscrições através deste link.

De acordo com o vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr., a oportunidade de reunir profissionais de Arquitetura e Urbanismo que atuam ou atuaram no movimento sindical e trazer pautas locais também têm como objetivo discutir o futuro dos sindicatos. “A partir da vivência dos diretores e diretoras, principalmente pelo contato direto com os profissionais de arquitetura, poderemos repensar o trabalho sindical. A Federação vai dar toda a base técnica para que a atuação seja ainda mais eficaz e continuada”, afirma. Os próximos ERSAS acontecerão em São Paulo (SP), nos dias 28 e 29 de maio; em Recife (PE), nos dias 27 e 28 de agosto; em Belém (PA) nos dias 24 e 25 de setembro, e em Brasília (DF), nos dias 17 e 18 de novembro.

 

Programação

8 de abril

Racionalização e Unificação de Estruturas do Movimento X Nova Realidade no Mundo do Trabalho

O primeiro encontro da série de oficinas sobre processos técnicos envolvendo administrativo, jurídico e os desafios do movimento sindical vai reunir dirigentes para discussão e debate de conteúdo, elencando as prioridades das entidades e os assuntos de maior interesse e necessidade. A partir de um resgate histórico e das projeções para o mundo do trabalho, os profissionais terão um encontro para debater as gestões e se aprofundar nas questões eleitorais, sucessões de diretorias e o fluxo operacional, visando assim, dar continuidade e suporte ao trabalho sindical.

Palestrantes: Cicero Alvarez, Bruno Euphrasio de Mello e Valtuir Silveira

 

9 de abril

Oficina: Trabalhadores Articulados em Benefício da Arquitetura (T.A.B.A.)

O Escritório AH! Arquitetura Humana realizará uma oficina sobre as relações de trabalho possíveis no atual contexto social e econômico do país. A conversa integra a etapa 3 do projeto T.A.B.A., que prevê também a elaboração de uma cartilha com conteúdos trabalhistas e contábeis, que visam instrumentalizar profissionais de Arquitetura e Urbanismo para uma atuação profissional digna diante dos desafios postos pelas novas relações trabalhistas.

Palestrantes: Karla Moroso e Taiane Beduschi

 

Mesa de Debates: Experiências Sindicais e Projetos Políticos para 2022

A mesa final, que reunirá os sindicatos da região Sul do Brasil, abordará estratégias para aumentar o número de profissionais sindicalizados e os projetos políticos dos sindicatos, com base na experiência das últimas gestões. O encontro é fechado e exclusivo para os membros que compõe as atuais diretorias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Jornalismo

Pular para o conteúdo