Sem categoria

Estados do Sul firmam cooperação pelo fortalecimento da arquitetura e urbanismo em nível regional

Um memorando de intenções assinado na quarta-feira, 5 de junho, selou o compromisso de cooperação entre os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para a fomentar “o exercício profissional, o contexto do aperfeiçoamento e do planejamento urbano e ambiental e assistência técnica pública e gratuita”. O documento foi assinado pelos presidentes do CAU/SC, Daniela Sarmento; do CAU/PR, Margareth Ziolla Menezes e do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, no encerramento do encontro das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais da região sul (CPUA-Sul), em Florianópolis.

A partir da assinatura do documento, os conselhos dos três estados poderão intercambiar informações, assessoria técnica e outros mecanismos que favoreçam o fortalecimento da arquitetura e urbanismo em nível regional. “O termo é a formalização do trabalho integrado entre os três estados do Sul para que possamos compartilhar os processos e potencializar as ações e resultados”, explica o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva. A expectativa, segundo Tiago, é que a ação coletiva fortaleça os debates de cada um dos CAU na defesa e proteção do patrimônio. “Como trabalhar a educação patrimonial e promover a preservação do patrimônio é um dos objetivos conjuntos”, destacou.

A aproximação das ações foi possível ao final do encontro após a identificação dos desafios de cada um dos CAU. “A partir da diversidade de temas abordados durante o encontro foi possível construir uma pauta comum e um plano de trabalho conjunto”, afirmou a presidente do CAU/SC, Daniela Sarmento. “Além de otimizar tempo e recurso, a ação conjunta nos fortalece para enfrentar os problemas e trazer soluções para sociedade”, completa a arquiteta.

Para a presidente do CAU/PR, Margareth Ziolla Menezes, a iniciativa demonstra a união das entidades representativas dos/as arquitetos/as e urbanistas da região Sul. Também aponta para uma mudança na lógica da gestão, na medida em que os conselhos se dispõem a ouvir as demandas da sociedade, como no caso dos debates do encontro da CPUA-Sul. “Os espaços tem que ser pensados novamente, com este viés da inclusão. As pessoas precisam se apropriar dos espaços e os gestores precisam entender o que a população que e de que modo ela quer”, afirma.

A cooperação dos CAU está alinhada com a proposta da CPUA Itinerante, projeto do CAU/BR que deve percorrer todo o país para provocar a articulação das pautas regionais. “A sociedade nos cobra posicionamentos e estes eventos permitem que discutamos, avaliemos e tracemos uma agenda positiva sobre os temas para, assim, contribuir com assuntos de relevância para a sociedade”, explicou a coordenadora da CPUA-CAU/BR, Josélia Alves.

Clique aqui para acessar a minuta do memorando.

Fotos: Diene Gomez – CAU/SC

*via CAU/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo