2020

A patronesse escolhida para a segunda edição do Prêmio CAU/RS é a arquiteta e urbanista Briane Bicca  (in memoriam), Reconhecida nacionalmente como um dos principais nomes na luta pela preservação do Patrimônio Histórico e Cultural brasileiro, Briane foi conselheira federal suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), eleita pelo CAU/RS para o triênio 2018-2020, e integrante do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS).

Prêmio Destaque CAU/RS 2020 – Prêmio Briane Bicca

Irmã Iraní Rupolo, reitora da Universidade Franciscana (UFN), pela iniciativa "Giro Histórico" (Santa Maria)

Vencedores 2020

Iraní Rupolo

Giro Histórico
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

Irani Rupolo é reitora da Universidade Franciscana, de Santa Maria. A UFN, através da disciplina extensionista de Ateliê de Projetos Integrados III do Curso de Arquitetura e Urbanismo, realizou a atividade denominada Giro Histórico. O Giro Histórico serviu para refletir as questões referentes à preservação do patrimônio arquitetônico de Santa Maria, por meio de uma caminhada cultural de divulgação dos remanescentes, das suas características arquitetônicas e da sua importância na construção da memória coletiva da cidade.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

A Reitora da UFN, estando à frente da instituição, vem sendo responsável por iniciativas que provocam reflexões sobre arquitetura e as questões urbanas. Saiba mais

Fecomércio-RS

Concurso Público para nova sede
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

Investimento em nova sede com valorização da Arquitetura e Urbanismo através de projeto significativo, sendo exemplo para outras entidades e instituições. De forma direta atinge a própria instituição, através de seus colaboradores e fornecedores, e de forma indireta a população em geral que faz uso dos serviços prestados pela Fecomércio-RS.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

Realização de Concurso Público para instalação da nova sede, com valorização da Arquitetura e Urbanismo através de projeto significativo, sendo exemplo para outras entidades e instituições.
Saiba mais

Killing S/A Tintas e Adesivos

Revitalização do trecho da linha metroviária que passa em frente à sede da empresa, em Novo Hamburgo.
Vencedor na categoria: Iniciativa Privada – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

Com o intuito de renovar o local, foi proposto um projeto artístico, urbanístico e paisagístico através das cores e formas na pintura dos pilares de sustentação da linha, pelas mãos do artista hamburguense Bruno Schiling, e toda a jardinagem do canteiro central da avenida. Após sua execução, trouxe um espaço de apreciação aos que transitam na região e, principalmente, aos moradores do bairro e colaboradores da empresa.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

A proposta que a obra trouxe para a cidade de Novo Hamburgo um espaço aberto humanizado, belo, colorido, valorizando o local. É uma obra de impacto que pretende se estender por todo o percurso do trem na cidade.
Saiba mais

Cristiano Müller

Atuação na defesa do direito à moradia
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

Defesa do direito à moradia dos assentamentos precários, contra os despejos.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

Ao atuar com direitos humanos, promove o debate sobre condições de moradia juntos aos movimentos populares e a sociedade, proporcionando ações de urbanismo inclusivo, em prol da justiça social e da cidade para todos e todas. Saiba mais

Amigos da Terra Brasil

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) dedicada à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social.
Vencedor na categoria: Movimentos Sociais – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) dedicada à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento com sustentabilidade e justiça social. A entidade, construída em 1964 com o nome Ação Democrática Feminina Gaúcha, ingressou, em 1983, como membro brasileiro da Federação Internacional Friends of the Earth (FoEI), maior rede de grupos ambientais de base, com 75 grupos nacionais e mais de dois milhões de membros e simpatizantes em todo o mundo. O Amigos da Terra Brasil faz parte da ATALC (Amigos da Terra América Latina e Caribe), que reúne organizações membros da FoEI em 13 países da América Latina e Caribe.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

A questão ambiental tem se apresentado como uma das grandes questões a ser enfrentadas por nossa geração e pelas futuras. Os recentes incêndios de grande escala e de impacto continental no Brasil têm tomado a atenção do mundo inteiro. No Rio Grande do Sul, o avanço de cultivos e a urbanização descontrolada têm ameaçado os remanescentes de mata atlântica e o bioma pampa. A questão ambiental deve ser melhor abordada pelos arquitetos e urbanistas, e reconhecer uma entidade com a trajetória do Amigos da Terra Brasil é um caminho importante para provocar esse debate entre os profissionais.
Saiba mais

Bruna Fernanda Suptitz

Coluna Pensar a Cidade (Jornal do Comércio)
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

Pensar a cidade é refletir sobre a sua formação e planejar o futuro do lugar em que as pessoas vivem e exercem suas atividades cotidianas. A coluna oferece conteúdos especializados sobre planejamento e desenvolvimento urbano.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

Iniciativa inovadora ao abordar a Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Urbano em um momento em que a cidade vive um período de vazio institucional no setor, após a extinção da Secretaria de Planejamento Municipal e posteriormente a Secretaria de Urbanismo.
Saiba mais

Jornal Já

Cobertura jornalística sobre o tema da Arquitetura e Urbanismo nas cidades
Vencedor na categoria: Imprensa – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

Em 2016, foi publicado o “Dossiê Cais Mauá“, a primeira série de reportagens produzidas mediante financiamento coletivo. Duzentos leitores bancaram os custos da investigação para as reportagens sobre a privatização do porto de Porto Alegre.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

O Jornal Já celebra 35 anos de atuação no jornalismo portoalegrense trazendo assuntos comunitários e gerais, também com séries importantes entre as quais a série sobre o Cais Mauá, sobre o Regime Militar e, entre outros, o mais recente sobre Saint Hilaire.
Saiba mais

José Luiz Stédile

Criou o Fundo ATHIS e o inseriu entre os projetos estratégicos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Vencedor na categoria: Poder Público – Pessoa Física

DESCRIÇÃO:

Criou o Fundo ATHIS e o inseriu entre os projetos estratégicos do governo do estado, visando captar e destinar recursos financeiros para aplicação da Lei Federal de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

A iniciativa visa criar frente de trabalhos para arquitetos e urbanistas, valorizando a presença destes profissionais no desenvolvimento das cidades, além de criar programas de habitação social, em prol da construção de cidades com justiça social.
Saiba mais

IPLAN – Instituto do Planejamento de Santa Maria

Projeto Urbanista Mirim
Vencedor na categoria: Poder Público – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

O projeto surgiu através de reflexões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Santa Maria, o qual dentro das suas Políticas, Planos, Programas e Projetos tem como Plano Estratégico o Plano Cidade Amiga das Crianças. Para isso, junto ao SESC, o IPLAN de Santa Maria colocou em prática o projeto-piloto do Urbanista Mirim, através de atividades como mapas mentais, desenhos de percepção do entorno onde as crianças estudam, caminhadas para apresentar parte da história da cidade de Santa Maria, etc.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

A iniciativa de divulgar a importância das questões urbanas foi de grande relevância na escolha desta indicação, aliada à criatividade das atividades que divulgaram também a Arquitetura e o Urbanismo junto ao público infantil.
Saiba mais

Prefeitura Municipal de Putinga/RS

Projeto do Parque Usina de Putinga
Vencedor na categoria: Poder Público – Pessoa Jurídica

DESCRIÇÃO:

Fundo financiado via Lei de Incentivo à Cultura do RS e previsto para ser inaugurado em 16 de dezembro de 2020, o projeto do Parque Usina de Putinga é um capilarizador de iniciativas multidisciplinares que beneficiam o público em diferentes abordagens: cultural, ambiental, histórica, paisagística, entre outras, e de acesso gratuito, evidenciando o caráter democratizador da proposta.

PARECER DA COMISSÃO JULGADORA:

Seu caráter transdisciplinar oferece uma experiência enriquecedora e complexa aos visitantes deste lugar, tendo como aspecto mais relevante a possibilidade de colocar em prática a ampliação do conceito de patrimônio cultural, considerando seus aspectos material e imaterial, cultural e ambiental.
Saiba mais