Sem categoria

ATHIS em pauta: Prefeitura Municipal de Piratini participa de reunião com CAU/RS

Na tarde desta terça-feira, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Tiago Holzmann da Silva, esteve reunido com o prefeito municipal de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues.

A reunião é uma iniciativa do Gabinete de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (GATHIS) do CAU/RS, para apresentar e promover a ATHIS por meio do programa Casa Saudável, que associa as áreas da Habitação e da Saúde por meio de ações realizadas em parceria com prefeituras de todo o Rio Grande do Sul.

Também estiverem presentes o coordenador institucional do GATHIS, Paulo Henrique Soares, a coordenadora operacional do Gabinete, Sandra Becker e a consultora técnica em Saúde Pública, Sandra Fagundes. Junto ao Prefeito Municipal, estavam o secretário de Saúde, Diego Espindola de Avila e a secretária de Habitação, Paula Almeide Ferreira.

De acordo com o presidente, o convênio é muito importante para a implantação da assistência técnica no Estado, pois trata-se de mais um município que se soma a essa iniciativa. “Piratini é especialmente importante porque o secretário de Saúde da cidade é também presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde. Ou seja, o que realizarmos com sucesso na área da saúde pode ser replicado com facilidade em todo o Rio Grande do Sul. É a possibilidade de testarmos algo que, no futuro, poderemos implantar em todo território gaúcho”, afirma.

Durante a reunião, foram avaliadas as possibilidades de implantação do programa no município, assim como as áreas de Piratini que são consideradas de vulnerabilidade, e que ao mesmo tempo contem com a presença da equipe de Saúde da Família (ESF), para que o arquiteto possa levar melhorias habitacionais a essas comunidades. “A casa doente provoca doenças nas pessoas. A partir do momento em que você consegue minimamente fazer melhorias nas casas e transformar o lar das pessoas em um ambiente saudável, com certeza isso vai repercutir na saúde das famílias”, pontua Sandra Becker.

No próximo dia 20, será realizada uma visita técnica na cidade. Também foi pré-agendada para o dia 28/11 a assinatura do convênio em Piratini. “Vamos trabalhar junto com a Saúde da Família, levando os arquitetos a melhorar a casa das pessoas em alguns bairros”, concluiu Tiago Holzmann da Silva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo