Eventos

Porto Alegre recebe Seminário Internacional e Encontro das Cidades Históricas do Iphan em outubro

Entre os dias 23 e 25 de outubro, ocorre o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial. Os eventos, que debaterão os usos do Patrimônio Cultural como vetor de desenvolvimento do Turismo no Brasil, são promovidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). O Seminário e o Encontro serão realizados na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas.

Os eventos fazem parte da campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas, que visa a debater os desafios da intersecção entre turismo e Patrimônio Cultural. Em 2019, a campanha é voltada à região Sul do Brasil em suas mais variadas manifestações, considerando o potencial econômico e a preservação de seus bens culturais. No roteiro dos eventos será debatido de que forma bens culturais, como os imóveis que fazem parte da Rota Nacional da Imigração e conjuntos urbanos de cidades como Antonina (PR) e Pelotas (RS), poderão ser caminhos a firmar a cultura brasileira como incremento ao Turismo e à preservação do Patrimônio Cultural.

Os debates refletem o contexto das transformações em curso em âmbito internacional, como os que vêm se produzindo, por exemplo, em Portugal, Espanha, México, Colômbia e outros países latino-americanos. Já no caso brasileiro, Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS), bem registrado no Livro de Saberes como Patrimônio Cultural do Brasil, passam a ser um dos objetivos do turista cultural, que busca aprender e descobrir manifestações, culturas alimentares, música e memórias. E nesse campo reside a ponte entre Patrimônio Cultural e desenvolvimento – base de cadeias turísticas a mobilizar comunidades, instituições públicas, organizações do terceiro setor e empresas.

No dia 23 de outubro, também está previsto o lançamento das Revistas do Patrimônio nº 39 e nº 40. Para participar desta atividade, que acontece às 20h30 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, não é necessário se inscrever no seminário.

#AnotaAí

Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística / 6º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

 

Mais informações

Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br | Moisés Sarraf – moises.sarraf@iphan.gov.br 

(61) 2024-5526 | (91) 98165-4577

Site | Facebook | Twitter | YouTube

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Espaço do Arquiteto: um novo local para profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Vaga de estágio para estudante de Arquitetura e Urbanismo

Vagas de estágio para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo