Home » Notícias » Destaques, Notícias, Notícias CAU/RS » Porto Alegre recebe prêmio nacional de urbanismo tático

Porto Alegre recebe prêmio nacional de urbanismo tático

Print Friendly, PDF & Email

Projeto Rua Completa João Alfredo é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade.

Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA

Importante conquista para os moradores da capital gaúcha e frequentadores do bairro Cidade Baixa: neste mês de dezembro, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre foi campeã na categoria “Melhor Rua Completa com Urbanismo Tático” do Prêmio Ruas Completas, que faz do Programa Ruas Completas – WRI e Rede Nacional para Mobilidade de Baixo Carbono. Junto a Porto Alegre, concorriam na mesma categoria projetos das cidades de Mesquita (RJ), Juiz de Fora (MG), Campinas (SP) e São Paulo (SP). 

O reconhecimento foi destinado ao trabalho que vem sendo desenvolvido na Rua João Alfredo, localizado no bairro Cidade Baixa. Em 2019, foi inaugurada a primeira etapa com sinalização viária (urbanismo tático), fato que rendeu o prêmio à equipe da prefeitura. Agora, as equipes partem para o trabalho referente projeto executivo, que deve seguir pelos próximos sete meses até que seja feita a licitação para o início das obras.

O conceito de “ruas completas”, conforme explica a arquiteta e urbanista da Coordenação de Projetos de Mobilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), Ana Paula Hoppe Bonini, pode ser entendido como ruas que são feitas para todos os usuários. “É a melhor divisão do espaço ocupado pelos modais, trazendo mais segurança não apenas para o trânsito, mas também para as pessoas que circulam pela rua.” 

 

Qualidade de vida nas cidades

Ana Paula destaca ainda sobre a visibilidade ao trabalho realizado por técnicos da prefeitura, entre os quais arquitetos e urbanistas. “Como aplicar urbanismo em uma cidade hoje? Muito passará pelo serviço público”, explica, lembrando do protagonismo de profissionais de Arquitetura e Urbanismo como agentes fundamentais para pensar cidades melhores, com mais qualidade de vida. A Rua João Alfredo, acrescenta a arquiteta, é apenas o começo do que pode ser uma grande rede em toda a cidade, qualificando o espaços públicos, trazendo ganhos para o comércio local, valorização do Patrimônio Histórico, entre outros benefícios.  

Ao mesmo tempo, Ana Paula reforça que nada seria possível sem o trabalho em equipe que envolve diversas secretarias da Prefeitura Municipal, sob coordenação da Smim. O projeto Rua Completa João Alfredo conta com a participação das equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

  • Pin It


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos marcados com * são obrigatórios.

*