Sem categoria

Pesquisa quer conhecer perfil dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo

A equidade de gênero é um princípio fundamental para a convivência e relacionamento entres homens e mulheres na sociedade. Para conhecer o perfil de estudantes de Arquitetura e Urbanismo no país, a Comissão Temporária para a Equidade de Gênero (CTEG) do CAU/BR, com o apoio da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNea), lançou a pesquisa Equidade na Formação. São perguntas simples, sem a necessidade de identificação, sobre temas como sexo biológico, gênero, orientação sexual, cor/etnia, área de atuação dos sonhos, forma mais confortável para apresentar projetos (coletiva ou individual), entre outras.

O resultado da pesquisa subsidiará a elaboração das Políticas para a Equidade de Gênero no CAU, bem como a campanha de sensibilização que será realizada em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03). No final do questionário, os interessados poderão apresentar sugestões e críticas para a iniciativa.

Sobre a CTEG

A Comissão foi criada a partir da subscrição do CAU/BR ao Women’s Empowerment Principles (WEPs)definidos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e a ONU Mulheres. Na oportunidade o Conselho assumiu o compromisso de promover a equidade de gênero em suas instâncias e em sua relação com a sociedade. Desde então, a CTEG já realizou levantamentos importantes como o diagnóstico Gênero na Arquitetura e Urbanismo, aberto a mulheres e homens, arquitetos e urbanistas ou não.

No Rio Grande do Sul, a Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/RS promoveu em dezembro o workshop Cenários Possíveis para a Equidade de Gênero na Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de reunir profissionais, representantes de coletivos e movimentos sociais para, em conjunto, dar o passo inicial na construção de políticas para a equidade de gênero na profissão. No próximo dia 30, o Conselho promove a etapa gaúcha do Ciclo de Debates – Cidades Inclusivas para as Mulheres, que integra a agenda de discussões para a formulação de políticas para a equidade de gênero na Arquitetura, pensando também a construção do espaço urbano. O evento já ocorreu nos estados de Santa Catarina, Bahia e no Paraná.

Fonte: CAU/BR

 

MAIS SOBRE: CAU/BR gênero CTEG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo