Sem categoria

Pesquisa aponta Porto Alegre como a quarta cidade mais inteligente do país

Além da capital gaúcha, mais três cidades do Rio Grande do Sul aparecem no ranking

Foto: Voe Marketing
Foto: Voe Marketing

Porto Alegre e outras três cidades gaúchas estão entre as 50 cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, segundo dados do ranking Connected Smart Cities. Em sua segunda edição, a pesquisa do Urban Systems avaliou 700 municípios do país em critérios de inteligência, conexão e sustentabilidade econômica e ambiental.

No ranking geral, o estado do Rio Grande do Sul apresenta quatro cidades dentre as 50 melhor avaliadas. No recorte, Porto Alegre em 4º lugar, seguida por Santa Maria em 22º, Canoas em 47º e Pelotas em 50º.

No quesito meio ambiente, Porto Alegre aparece em 3º lugar, estimando-se que apenas em vias públicas a capital conta com mais 1,3 milhão de árvores, além de 617 praças e parques, com destaque para sua alta taxa de recuperação de materiais recicláveis. No setor de mobilidade e acessibilidade, a capital gaúcha surge como 6ª colocada no ranking que leva em consideração não apenas o transporte de pessoas em si, mas também o transporte urbano, acessibilidade e conectividade.

Entre as primeiras colocadas, a cidade de São Paulo está no topo, seguida por Rio de Janeiro e Florianópolis. Além de 700 municípios do país, o estudo avaliou 73 indicadores em 11 categorias.

Connected Smart Citites

Trata-se de um evento da Urban Systems (especializada em análise de dados), que busca ranquear e encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

O Connected Smart Cities acredita que uma cidade inteligente é aquela que cresce de forma planejada por meio de análises do desenvolvimento de alguns indicadores básicos, como economia, mobilidade, governo, meio ambiente, urbanismo e qualidade de vida. Ele mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, qualificando as cidades mais inteligentes do país. O ranking é apresentado durante o evento, e possibilitará uma visão mais clara com relação aos destaques e investimentos necessários nos centros urbanos brasileiros.

(Fonte: ArchDaily Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

Semana da Habitação CAU Brasil: seminário online debate políticas urbanas e ATHIS

Nota de esclarecimento sobre o acidente em Capão da Canoa

FNA recebe indicações para Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2021

Pular para o conteúdo