Biblioteca Digital

Paulo Bicca lança primeiro volume da série “Selvageria Gótica, perfeição Renascentista”

Trilogia assinada por arquiteto e urbanista é fruto de edital do CAU/RS. Evento acontece dia 13 de maio, no Vila Flores.

 

“Para entender o presente, não podemos ignorar o passado; e o passado do arquiteto e urbanista, suas bases, origens e raízes, estão no Renascimento.” 

Com essa frase, o arquiteto e urbanista Paulo Bicca busca explicar, de forma simples e direta, os motivos que o levaram a pesquisar o universo que resultaria na obra “Selvageria Gótica, perfeição Renascentista”. O primeiro volume da trilogia aborda o uso e significado da expressão gótico, e será lançado no dia 13 de maio, a partir das 18h, em evento no Vila Flores, em Porto Alegre. A publicação é fruto de Edital de Publicações realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

De acordo com Bicca, para entender o profissional de Arquitetura tal qual é compreendido hoje, é necessário retornar no tempo. A curiosidade pela arquitetura gótica foi o cerne da sua pesquisa de Doutorado, cuja tese foi defendida na École d’Architecture de Grenoble, na França. Já sobre o título para a trilogia, ele revela ao leitor logo na apresentação do livro: nasceu da leitura de “A natureza do gótico”, escrita pelo inglês John Ruskin, em meados do século XIX. 

Os próximos dois volumes ainda não têm data de lançamento. Entretanto, Bicca adianta que eles abordam o renascimento do gótico e a “ética e estética” em John Ruskin, respectivamente. “Cada livro encerra em si próprio. Eles têm autonomia, embora se completem, formando a trilogia”, revela. A expectativa agora é para o dia 13 de maio. “Será um momento prazeroso, de tornar o livro público e também de reencontrar amigos e colegas.”

 

#AnotaAí

Lançamento do livro “Selvageria gótica, perfeição Renascentista” Vol. I, de Paul Bicca

  • Quando? 13 de maio (sexta-feira)
  • Que horas? 18h
  • Onde? Associação Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 753)
  • Ingresso? Entrada franca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS

CAU/RS lança Tese sobre Planos Diretores

Grandes encontros marcam sessão de autógrafos das publicações CAU/RS na 68ª Feira do Livro

Livro “Paisagem Cultural Vitícola” aborda o assunto a partir da perspectiva do patrimônio cultural

Pular para o conteúdo